XVI Jornada Científica da Fazu aborda inovação tecnológica no ensino das Ciências Agrárias

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) promoveu na semana de 02 a 06 de outubro de 2017, a XVI Jornada Científica da Fazu. Com objetivo de oportunizar aos alunos a reflexão do conhecimento científico, o evento contou com apresentações de pesquisas desenvolvidas nos programas de Iniciação Científica e palestras. A Jornada Científica é uma realização do setor de Pesquisa, Extensão e Inovação e envolveu todos os cursos da instituição.

“O evento contou com palestras de pesquisadores de várias instituições e empresas com o objetivo de despertar nos alunos o interesse pela investigação científica estimulando reflexões, críticas e debates abrangendo todos os cursos de graduação da Fazu”, destaca o diretor acadêmico da Fazu, Carlos Henrique Cavallari Machado.

No dia 02 de outubro aconteceu a noite de abertura com a palestra “A inovação tecnológica como ferramenta para o ensino e pesquisa”, de Anna Paula Graboski, qeu é alumni da Singularity University/USA, CEO Landix Sistemas. A MSc. Raquel Mendonça do Vale Resende, do Parque Tecnológico de Uberaba, apresentou também a palestra “ZebuValley: Inovação, Pesquisa e Empregabilidade”.

O Startup Talks aconteceu no dia 03 de outubro, durante a XVI Jornada Científica da Fazu. O evento é organizado pela Comunidade ZebuValley e recebeu o Ronald de Lucca, veterinário especialista em avicultura, proprietário da Mais Caipira, empresa de consultoria e certificação especializada no setor de aves caipiras. Contou com a presença também de Eduardo Bucsan, fundador da AgroContato, que liga profissionais qualificados e empresas rurais que necessitam de prestações de serviço.

No dia 04 de outubro, alunos dos cursos de Agronomia e Zootecnia participaram de várias palestras como: Inovações Tecnológicas em ambiência para monogástricos, com Luiz Fernando Botelho; Fatores técnicos para aumento de rentabilidade no confinamento, com Milton Ghedini Cardoso; Desafios na aplicação de defensivos agrícolas, com MSc. Rafael Marcão Tavares; Manejo de Irrigação, com Dr. Daniel Philipe Veloso Leal; Solo: a base para alta produção, com Cassiano Ribeiro Severino Júnior; Gargalos logísticos no agronegócio brasileiro, com Dr. Caio Márcio Gonçalves e Efeito de plantas atrativas no controle biológico de pragas, com Dr. Luan Alberto Odorizzi dos Santos.

A apresentação dos resultados parciais PIC-PIBIC (2017 – 2018) e resultados finais do PIC-PIBIC (2016 – 2017) aconteceu no dia 05 de outubro durante todo o dia, no Auditório da Biblioteca Dora Sivieri. Ainda no dia 05, os alunos da Agronomia e Zootecnia contaram com mais um ciclo de palestras com palestras: O uso do excel como ferramenta de trabalho do zootecnista, com prof. Juliano Ricardo Resende; Manejo da adubação em Hortifruti, com MSc. Rafael Marangoni Montes; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: um modelo para agricultura sustentável, com MSc. Fausto Antônio Domingos Júnior e Trigo no Cerrado, com Dr. Vanoli Fronza.

No dia 06 de outubro, a XVI Jornada Científica da Fazu teve mais apresentações dos resultados parciais PIC-PIBIC (2017 – 2018) e resultados finais do PIC-PIBIC (2016 – 2017). Por fim, o Diretório Acadêmico do curso de Agronomia da Fazu, por meio da aluna Saamanne Rodrigues, organizou um churrasco de confraternização pelo Dia do Engenheiro Agrônomo, comemorado dia 12 de outubro. O evento reuniu alunos, professores e colaboradores da Fazu e aconteceu no NEEA.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *