1º Dia do Cavalo apresenta cinco raças de equinos e reúne interessados no setor

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) promoveu na última sexta-feira (06/10), das 7h30 às 18h00, o 1º Dia do Cavalo. O evento recebeu profissionais altamente qualificados e mostrou de forma dinâmica os principais aspectos das raças Quarto de Milha, Mangalarga Marchador, Crioulo, Friesian e Paint Horse. Foram abordados os aspectos: versatilidade, beleza e adestramento dos animais. O dia temático teve aulas sobre treinamento, manobras de rédeas, análise morfológica, provas funcionais e apresentação do cavalo nas provas de marcha.

O Dia do Cavalo aconteceu sob a coordenação da professora PhD. Fabiana Garcia Christovão e do engenheiro agrônomo e juiz de raças Mário Marcio Souza da Costa Moura, contou com apoio também do Diretório Acadêmico da Zootecnia.

De acordo com a profa. Fabiana, o evento superou todas expectativas. “Trouxemos especialistas altamente qualificados para apresentar aos participantes as principais características dessas raças e seu aspecto econômico. A indústria do cavalo cresceu quase 12% ao ano nos últimos 10 anos. Em 2006 eram R$7,5 bilhões de faturamento bruto anual e em 2015 atingiu mais de R$16 bilhões de reais”, destaca.

O evento contou com momento teórico e prático, com palestras no Auditório da Biblioteca Dora Sivieri, e demonstrações práticas na Pista de Eventos Equestres da Fazu, que foi reformada especialmente para receber o evento. O palestrante Mário Márcio Souza da Costa Moura abordou a versatilidade da raça Quarto de Milha. Já o zootecnista, treinador de cavalos, competidor de rédeas e proprietário do Centro de Treinamento Rancho Potenza, Rafael Potenza Neto, apresentou um Treinamento e Manobras de Rédeas.

“Contamos também com uma apresentação para marcha da raça Mangalarga Marchador pelo Eduardo Villela Vilaça Freitas. Na Raça Crioulo, Gérson de Medeiros, irá abordar sobre análise morfológica e provas funcionais. Por fim, a Raça Friesian foi apresentada pelo criador, proprietário do Rancho Baloubet Friesian, Rogério Marques da Silva, mostrando a beleza e adestramento da raça”, afirma Fabiana.

Sabendo da importância dos eventos realizados pela Fazu, a TV Integração – afiliada à Rede Globo produziu duas matérias sobre o 1º Dia do Cavalo. Na 1ª edição do MGTV o diretor acadêmico da Fazu, Carlos Henrique Cavallari Machado, foi entrevistado ao vivo. Na 2ª edição do MGTV foi apresentada uma reportagem exclusiva sobre o evento. Clique aqui para assistir reportagem completa. *A partir do minuto 8:54. ​Clique aqui para assistir a entrevista com diretor acadêmico da Fazu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *