Projeto Extensionista da Fazu renova compromisso com a preservação ambiental no bairro Tancredo Neves

O Projeto Extensionista “Recuperação e Manutenção de Área de Preservação Ambiental” da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) concluiu com êxito suas atividades neste segundo semestre de 2024, reafirmando o compromisso da instituição com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Sob a orientação da professora Márcia Borges Barrado, mais de 30 alunos de cursos da Fazu participaram ativamente das ações planejadas.

“Desde o início do semestre, os alunos envolvidos no projeto realizaram um acompanhamento detalhado da área, implementando práticas de cuidado, como adubação de mudas, armadilhas para formigas e coleta de sementes de espécies endêmicas. A coleta de sementes de componentes arbóreos nativos foi um destaque, visando o desenvolvimento de mudas no campus da Fazu, utilizando sementes provenientes da Área de Preservação Permanente (APP) do bairro”, destaca Márcia.

Um dos resultados mais significativos do projeto foi a produção de 100 novas mudas de amora, utilizando a prática de propagação vegetativa assexuada, conhecida como estaquia. Essas mudas foram posteriormente alojadas no campus da instituição, contribuindo para a formação de uma cerca viva de amora na área do projeto extensionista. Além das ações direcionadas à preservação da área, os alunos também demonstraram seu compromisso com a comunidade ao doar mais de 100 mudas de plantas durante um evento realizado na Escola Estadual Dr. Lauro Fontoura.

O projeto extensionista teve como objetivo central promover a preservação da fauna e flora em áreas verdes, com especial atenção ao bairro Tancredo Neves. No semestre anterior, o projeto ganhou destaque durante uma audiência pública em 16 de junho de 2023, na qual importantes representantes da Prefeitura de Uberaba e o promotor do Meio Ambiente da região do Triângulo Mineiro estiveram presentes. Na ocasião, o projeto apresentou suas ações e resultados, desempenhando um papel fundamental na criação do Parque Municipal Tancredo Neves. A iniciativa foi reconhecida e consolidou a ideia de tornar o parque uma realidade concreta, recebendo apoio e destaque na comunidade local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *