Pivô Central da Bauer sedia primeiras aulas práticas de Sistemas de Irrigação e Drenagem do Curso de Engenharia Agronômica em 2024

Alinhando teoria e prática, a professora da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Daniela Araújo, responsável pela disciplina de Sistemas de Irrigação e Drenagem do Curso de Engenharia Agronômica, realizou suas primeiras aulas práticas com os alunos, diurno e noturno, no setor de Pecuária Leiteira da instituição, onde está instalado o moderno pivô central da Bauer.

As aulas, realizadas neste início do semestre letivo, teve como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão mais aprofundada sobre o funcionamento prático dos sistemas de irrigação, complementando os conhecimentos teóricos abordados em sala de aula. No local, os estudantes tiveram a oportunidade de observar de perto todos os componentes do sistema de irrigação, além de entenderem seu funcionamento integrado.

O pivô central da Bauer impressiona por suas especificações técnicas: com um raio de 94,2 metros, o sistema cobre uma área total de 2,79 hectares, garantindo uma irrigação eficiente e uniforme. Sua capacidade de vazão total é de 13,27 m³ por hora, destacando-se pela automatização completa do processo de irrigação. “Uma das facilidades mais comentadas pelos alunos foi a capacidade de acionamento remoto do sistema, que pode ser feito via internet, tanto por computadores quanto por aplicativos móveis, representando um avanço significativo na praticidade e na eficiência da gestão da irrigação”, explica Daniela.

Essa atividade de campo é apenas um exemplo das diversas estratégias adotadas pela Fazu para garantir uma formação prática e atualizada aos seus alunos, preparando-os para os desafios contemporâneos do setor agronômico. A visita não só ampliou o conhecimento dos estudantes sobre sistemas de irrigação e drenagem como também reforçou a importância da integração entre teoria e prática no processo educativo, um pilar fundamental na filosofia de ensino da instituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *