ABCZ e Fazu assinam convênio com Universidade Federal do Cariri, no Ceará, para viabilizar estágio supervisionado para estudantes em Uberaba (MG)

Parceria inédita aproxima ABCZ do Nordeste brasileiro e contribui para futuro do agro

Para contribuir para a formação de jovens e para o desenvolvimento do agronegócio, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), por meio das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu) e da Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias (Fundagri), assinou convênio com a Universidade Federal do Cariri (UFCA), para viabilizar estágio supervisionado aos estudantes em eventos promovidos pela ABCZ, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, onde está localizada a sede da Associação.

O convênio tem validade de quatro anos. A UFCA será responsável por realizar o cadastramento e a seleção de candidatos ao estágio, designar professor-orientador e encaminhar os estudantes à ABCZ. Os primeiros alunos contemplados iniciarão o estágio supervisionado durante a 89ª ExpoZebu, maior feira de raças zebuínas do mundo, que, neste ano, ocorrerá de 27 de abril a 5 de maio, no Parque Fernando Costa. 

“Gostaria de agradecer ao Diretor da Fazu, Caio Gonçalves, ao Diretor da Fundagri, José Olavo Borges Mendes Júnior, ao Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, e toda a Diretoria por mais esta importante ação em favor do Cariri. Certamente, este convênio irá proporcionar muito conhecimento aos jovens universitários, garantindo formação de qualidade e oportunidades no mercado de trabalho”, destaca o Conselheiro da ABCZ no Ceará, Kleber Calou Filho.

O professor e coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Cariri, Jorge André Matias Martins, ressalta que a consolidação do convênio representa um marco significativo para os estudantes. “Não apenas enriquece a experiência acadêmica, proporcionando intercâmbio de conhecimentos e vivências, mas também amplia horizontes ao fomentar a execução de projetos. Uma parceria que irá contribuir muito para o desenvolvimento dos futuros profissionais do setor.”

O Diretor da Fazu, Caio Gonçalves, explica que, através do convênio, será construído um plano de trabalho para os próximos anos. “Nosso acordo prevê a mobilidade universitária, a realização de pesquisa conjunta, o envolvimento de docentes em atividades de ensino de graduação e pós-graduação, a submissão de projetos de subvenção econômica e de recursos não reembolsáveis, entre outras ações de interesse mútuo. A colaboração entre as instituições de ensino superior é uma prática salutar, inclusive, recomendada pelos órgãos reguladores da educação, pois o conhecimento se torna exponencial quando ele é partilhado”, enfatiza.

Texto: Élcio Fonseca | ABCZ

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *