Alunos de Engenharia Agronômica da Fazu participam de aula prática de Silvicultura Geral

Nesta última quinta-feira (28), estudantes do Curso de Engenharia Agronômica da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) participaram de uma aula prática de Silvicultura Geral, liderada pela professora Márcia Borges. A atividade teve como foco o reconhecimento de exemplares florestais, tanto nativos quanto exóticos, espalhados pelo campus.

Durante a aula, os alunos visitaram o talhão de TECA (Tectona grandis), onde a professora Márcia compartilhou conhecimentos sobre o cultivo de florestas. Eles aprenderam sobre a importância da cultivar e realizaram a mensuração do Diâmetro à Altura do Peito (DAP) das árvores. “Este exercício prático tinha o objetivo de preparar os estudantes para realizar a cubagem das árvores em sala de aula e calcular seu rendimento em metro cúbico”, explica.

Posteriormente, a turma se dirigiu ao talhão de seringueira, onde avaliaram a sanidade das mudas, a altura da copa, e o espaçamento entre plantas e linhas. Essa parte da aula prática foi fundamental para introduzir os alunos às técnicas de manejo florestal e aos desafios enfrentados na produção sustentável de recursos florestais.

“A experiência de campo é insubstituível para o aprendizado dos alunos. É no contato direto com as plantas e o ambiente de cultivo que eles podem realmente compreender a teoria que discutimos em sala de aula. Atividades como essa são essenciais para formar profissionais capacitados e conscientes da importância da silvicultura para o meio ambiente e para a economia”, explica a professora Márcia Borges.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *