Mercado de alimentação de ruminantes oferece oportunidades

A nutrição é um dos pilares do tripé genética – alimentação – saúde, que assegura e confere dinamismo ao sistema de produção de bovinos de corte

Sabendo da importância do aumento na produção de proteína de origem animal de qualidade, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) oferta o curso de pós-graduação em Nutrição e Alimentação de Ruminantes, sob coordenação da professora Dra. Fernanda Carvalho Basso. O curso tem a duração de 12 meses e um encontro presencial para defesa do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). O investimento é de R$299,00, por mês.

Carne e leite são alimentos importantíssimos para os seres humanos, pois contém nutrientes essenciais para a nossa saúde. Para que esses alimentos sejam produzidos de forma eficiente e de qualidade, técnicos especializados em Nutrição e Alimentação de Ruminantes precisam estar por trás dos sistemas de produção desses animais. “No nosso curso os profissionais terão os conhecimentos a respeito dos nutrientes que compõe os alimentos, como interpretar laudos de análise de alimentos, quais são as exigências dos bovinos de corte e leite e como formular suas dietas”, comenta Fernanda.

Cerca de 95% da produção de carne no Brasil é sob pastagens, mais de 80% do rebanho é de corte e cerca de 5% é produzida sob confinamento. Esses dados suportam a importância da nutrição para a produção de carne e leite, ao mesmo tempo que revelam o potencial de crescimento e contribuição que esta ciência tem para contribuir com a cadeia produtiva da pecuária bovina.

O Curso de Pós em Nutrição e Alimentação de Ruminantes é coordenado pela Drª. Fernanda Carvalho Basso, PhD em Forragicultura pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), doutora em Produção Animal, mestre em Zootecnia e zootecnista pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Também é consultora em bovinos de leite e corte na empresa NutriZoo.

As aulas contemplam as seguintes temáticas aplicadas a nutrição de ruminantes: anatomia e fisiologia do aparelho digestivo de ruminantes; água e nutrientes; bromatologia, manejo e qualidade das pastagens tropicais; nutrição e a interação com reprodução de bovinos; sistemas de avaliações de alimentos e exigências nutricionais; formulação de ração para bovinos de corte; introdução, importância e características dos suplementos para ruminantes; suplementação mineral, exigências e formulação; suplementação múltipla e concentrada, exigências e formulação; formulação de ração para bovinos de leite.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *