Estratégias nutricionais de bovinos para baixa emissão de metano no Uruguai será tema de palestra do Fórum Latino-Americano

As estratégias nutricionais de bovinos para baixa emissão de metano no Uruguai será tema de palestra do Fórum Latino-Americano do Agronegócio Sustentável, promovido pela Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba). A palestra será ministrada no dia 24/08 de 10h30h às 11h, pelo pesquisador do Instituto Nacional de Investigação Agropecuária (INIA – Uruguai), José Ignácio Velazco. O evento acontece entre os dias 23 a 25 de agosto, no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, em Uberaba/MG, durante a ExpoGenética 2016. Saiba mais sobre o Fórum e inscreva-se clicando aqui.

Os princi​pais temas da palestra são: a pecuária e a mudança Climática – a produção de metano entérico durante o processo de fermentação dos alimentos; as emissões de gases de efeito estufa da produção de gado Uruguaia; dados relativos ​à mitigação de emissões e o negócio agroexportador: alimentando o mundo e salvando o planeta.

De acordo com José Ignácio Velazco, o Agronegócio Sustentável é a lógica produtiva que mantém e melhora a produção de alimentos, preservando a qualidade do ambiente, reduzindo as emissões de metano a partir do produto entérico da fermentação ruminal, assim tem um papel fundamental na maximização da produção de carne bovina de alto valor, mantendo ou reduzindo as emissões de gases de efeito estufa.

Segundo José, a sua apresentação vai discutir alguns modelos de produção de sucesso na redução das emissões de metano, sem diminuir a produção de alimentos de alto padrão. “Os participantes devem utilizar de forma amigável o meio ambiente com suas atividades com gado; identificar as oportunidades de melhora quanto à redução de emissões de metano entérico associados aos processos de produção de carne e entenderem as necessidades e o valor dos certificados de processos de produção de carne em sistemas amigáveis ​​ao meio ambiente”.

 

Sobre José Ignácio Velazco

Engenheiro Agrônomo (2004 – Universidad de la República, Uruguai).

Doutor (PhD) em Nutrição de Ruminantes (2015 – University of New England, Austrália).

Pesquisador na área de Produção Animal no Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria (2005 – Atual. INIA – Uruguai).

Membro da escola de pós-graduação da Universidad de la República (Uruguai).

Membro do Sistema Nacional de Pesquisadores do Uruguai.

Responsável da Unidade 33 Experimental da INIA –  Uruguai.

Pesquisa científica na área de quantificação e mitigação das emissões de metano entérico de bovinos de corte (CVuy; https://cvuy.anii.org.uy).

Mais de 20 anos de experiência no trabalho com o gado em sistemas de produção de carne bovina.

Consultor de empresas de gado do Uruguai.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *