CITE: Fazu lança Centro de Tecnologia e Empreendedorismo e coordenador apresenta iniciativas e projetos de inovação

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) lança uma nova era com a criação do Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE), sob coordenação de Gustavo Stein. Esta iniciativa visa enriquecer o DNA da Fazu, redefinindo os paradigmas de educação, inovação e empreendedorismo. O CITE atuará sob a perspectiva de oito vertentes: Escola de Empreendedores, Empresa Jr e Simulada, Celeiro de Ideias, Programa “do TCC para o mercado”, NPT (Núcleo de Propriedade Intelectual e Transferência Tecnológica), By Fazu, Business Fazu e Fazu Partnerships. Nesta semana, o CITE já lançou o espaço “Fazu Maker’, um ambiente criativo, colaborativo e inovador, para a criação e elaboração de protótipos e experimentos.

Sob o comando de Gustavo, uma figura central no desenvolvimento do ecossistema de startups de Uberaba, o CITE é resultado de uma estratégia da Diretoria da Fazu. “Os principais objetivos são criar um ambiente positivo para o desenvolvimento de novos negócios, trazer mais inovação e tecnologia para a Fazu, contribuir com o nosso ecossistema de inovação, chancelar a Fazu enquanto uma instituição inovadora e empreendedora, fomentar a cultura de inovação, tecnologia e empreendedorismo para nossos alunos e criar oportunidades para que nossos alunos possam inovar, empreender e desenvolver seus projetos enquanto negócios”, destaca Gustavo.

Desde o início, o CITE tem sido um motor de transformação. “Nosso espaço Maker e os programas de incubação são apenas o começo. Estamos construindo uma cultura que valoriza a inovação prática, dando aos alunos as ferramentas para transformar ideias em realidade. Estamos também já com diversas parcerias consolidadas, programa de incubação já em fase de ser lançado, programa do TCC para o mercado também já validado, diversos eventos nas áreas de inovação e tecnologia já agendados e muitas novidades que ainda estão por vir,” explica Stein.

O impacto do CITE na comunidade da Fazu é tangível. “Quando cheguei na Fazu, fiquei surpreso com a quantidade de pesquisas e projetos inovadores e tecnológicos. É muito importante destacar que a inovação, empreendedorismo e tecnologia andam de mãos dadas com o mercado do agro brasileiro, que é o core business da Fazu. Mas, também, vemos que a Fazu se reinventa a cada dia, lançando novos cursos em outros segmentos, executando projetos de pesquisa altamente qualificados, inovadores e tecnológicos e possuindo uma infraestrutura e corpo técnico que permite com que tudo isso aconteça. É fato que os impactos que são gerados na nossa comunidade interna são os mais positivos possíveis e, com a vinda do CITE, queremos que esses impactos sejam ainda mais profundos e significativos, criando raízes, marcas e legado”, observa.

Olhando para frente, os planos para o CITE são ambiciosos.  “O CITE chega com o objetivo de operacionalizar aquelas 8 vertentes principais. Dentro dessa perspectiva, o principal objetivo é conseguir entregar tudo o que foi colocado em nosso Planejamento Estratégico, executar as ações de maneira satisfatória e colher excelentes resultados. Por se tratar de um setor “novo” na Fazu, o CITE terá um desafio muito grande nesse aspecto da operacionalização dessas 8 vertentes. Portanto, o foco é entregá-las com excelência, visando um futuro onde a gente consiga consolidar o CITE enquanto um ambiente de referência na região quando o assunto for inovação, empreendedorismo e tecnologia”.

Conheça Gustavo Stein

Formado em Administração de Empresas, Gustavo Stein possui MBA em Inovação Digital. “Trabalho com aspectos de inovação e startups há mais de 10 anos, sou apaixonado pelo movimento das startups e pela inovação, e tenho muito orgulho de fazer parte de um privilegiado grupo da cidade e região que viu e contribuiu para muitas coisas nascentes em Uberaba. Como o nosso Ecossistema de Inovação, o ZebuValley, onde participei das primeiras reuniões da formatação deste Ecossistema, ter participado do primeiro Startup Weekend de Uberaba e mentor em outras 4 edições, mentor do primeiro Validation Rocket de Uberaba, mentor de várias edições de Hackhatons na cidade.

Gustavo acompanhou o surgimento e crescimento de diversas empresas e projetos de sucesso e destaque nacional de Uberaba. “Participei da primeira edição de diversos eventos nacionais, como a CASE, que é a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo, estive na primeira edição do evento, que hoje é destaque e tem relevância internacional, sempre levando o nome de Uberaba e do nosso ecossistema, dentre várias outras ações”, afirma.

É com essa chancela, vontade, experiências e sentimento de pertencimento, que Gustavo pretendo contribuir para que a Fazu se consolide cada vez mais como uma instituição inovadora, empreendedora e tecnológica. “Estou muito feliz aqui, muito grato pelo acolhimento de todos os colegas, pela Diretoria da Fazu acreditar nesse projeto e com a certeza de que desempenharemos um excelente trabalho! Minha trajetória até aqui foi guiada pela paixão pela inovação e pelo desejo de contribuir para o nosso ecossistema. No CITE, essa paixão encontra propósito, permitindo-me ajudar a moldar a próxima geração de inovadores e empreendedores”, finaliza. 

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *