Acadêmicos da Fazu estudam sobre a choupala, “árvore do nelorista” trazida da Índia pelo criador Celso Garcia Cid

Estudantes do 1º período de Engenharia Agronômica da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a choupala, também conhecida como ashopalo, durante uma visita técnica ao Parque Fernando Costa, em Uberaba. Acompanhados pelo professor Edypol Guilherme Baptista, responsável pelo Projeto Integrador I, e com a participação especial de Walisson Pereira, um acadêmico da Fazu e produtor de mudas de choupala, os alunos puderam observar de perto os exemplares desta árvore, que carrega uma rica história e simbolismo para os criadores de gado Nelore.

A choupala (Polyalthia Longifolia) é originária da Índia, onde é considerada quase um símbolo nacional. No Brasil, essa árvore ganhou destaque especialmente entre os neloristas, graças a Celso Garcia Cid, um influente pecuarista do último século e avô de Gabriel Garcia Cid, atual presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Celso Garcia Cid, imigrante espanhol que chegou ao Brasil em 1932, foi responsável por introduzir essa espécie no país durante uma de suas viagens à Índia, buscando animais da raça Nelore. Encantado pela beleza da choupala, trouxe mudas para o plantio, adicionando um novo elemento à paisagem das fazendas brasileiras dedicadas à criação de Nelore.

Além de sua estética encantadora, a chopalla oferece uma série de benefícios ambientais e práticos. Sua copa densa proporciona sombra compacta, tornando-a uma escolha popular para arborização de ruas, avenidas e como quebra-vento eficaz. Na Índia, a árvore possui um significado especial, com suas folhas sendo usadas para criar guirlandas colocadas no topo das portas de entrada como uma expressão de hospitalidade e alegria. Plantar uma chopalla no jardim é visto como um convite permanente à felicidade.

Para aqueles interessados em cultivar a choupala, é recomendável o plantio de mudas jovens para assegurar um desenvolvimento saudável do sistema radicular. Espaçadas de 8 a 10 metros, as árvores podem criar impressionantes corredores verdes ao longo de estradas e entradas de propriedades, valorizando a paisagem e oferecendo proteção contra os ventos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *