Fazu divulga 2º Boletim Agrometeorológico com análise detalhada do clima de fevereiro de 2024

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) publicou o 2º Boletim Agrometeorológico sob a coordenação da professora Daniela Araújo. Este boletim compara as condições climáticas de fevereiro de 2024 com o mesmo período do ano passado, trazendo dados importantes para produtores rurais sobre a necessidade de irrigação devido às variações climáticas.

Em fevereiro de 2024, a temperatura média observada foi de 24,5°C, com picos alcançando 34,5°C, marcando um aumento de aproximadamente 1°C em comparação com o ano anterior. No que diz respeito à precipitação, o mês registrou uma significativa redução, com 124,3 mm de chuva, uma diferença notável de 99 mm em relação aos 223,4 mm de precipitação mensal de 2023. “Essa queda na quantidade de chuva impactou diretamente os produtores rurais, que relataram condições de solo mais secas e a necessidade de ativar sistemas de irrigação para atender às demandas hídricas das lavouras”, explica Daniela.

O boletim destaca que, apesar da evapotranspiração ter registrado valores inferiores à precipitação, a limitação na capacidade de armazenamento de água no solo e a irregularidade das chuvas resultaram em um déficit hídrico ao final do mês, com a última ocorrência de chuva datada de 22 de fevereiro.

A análise meticulosa apresentada tem o objetivo de auxiliar os agricultores nas decisões de manejo da água, enfatizando a importância de estratégias de irrigação eficazes frente às mudanças climáticas observadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *