Aliança Renovada: Fazu e Asocebu Bolívia celebram 22 anos de parceria com renovação de convênio durante Agropecruz 2024

Em um evento que simboliza a união e o progresso contínuo na educação e na agropecuária internacional, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) junto à Asociación Boliviana de Criadores de Cebú (Asocebu) marcaram um novo capítulo em sua colaboração de longa data. A cerimônia de renovação do convênio de cooperação técnica, realizada nesta quarta-feira (10) na Agropecruz 2024, em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, celebrou 22 anos de uma frutífera parceria e estabeleceu novas fronteiras para o desenvolvimento conjunto no campo da educação agropecuária.

Este momento histórico foi formalizado por lideranças de ambas as instituições, incluindo o diretor administrativo-financeiro da Fazu e vice-presidente da Fundagri, José Olavo Borges Mendes Júnior; o diretor executivo da Fazu, Caio Márcio Gonçalves; o presidente da Asocebu Bolívia, Yamil Nacif; e o gerente geral da Asocebu, Dr. Fernando Baldomar Salgueiro, que juntos reafirmaram seu compromisso com o avanço do setor agropecuário e a formação de profissionais altamente qualificados.

Essa ampliação visa fortalecer ainda mais os laços entre Brasil e Bolívia no âmbito do agronegócio. “Celebramos 22 anos de uma parceria frutífera com a Asocebu, um testemunho do compromisso mútuo com a excelência em educação e desenvolvimento agropecuário. É uma honra ver como essa parceria tem contribuído para a formação de profissionais altamente qualificados. Agradeço em especial o Fernando Baldomar, que desde o início desta parceria contribui para a ida de bolivianos para Fazu, promovendo reuniões com os pais, esclarecendo dúvidas e apoiando em todos os sentidos”, agradece José Olavo.

A renovação deste convênio amplia os benefícios para além dos cursos de graduação, oferecendo agora benefícios nos cursos de pós-graduação da Fazu para associados da Asocebu e seus filhos. “A inclusão dos cursos de pós-graduação neste novo convênio representa um avanço significativo na nossa parceria com a Asocebu. Isso não só reforça nosso compromisso com a educação de qualidade internacional, mas também abre portas para uma cooperação mais profunda em pesquisa e desenvolvimento no setor agropecuário. Estamos entusiasmados com as novas oportunidades que isso trará para os membros da Asocebu e seus familiares”, destaca o diretor Caio Marcio.

O primeiro acordo entre a Fazu e a Asocebu Bolívia foi um marco estabelecido em 2002, uma iniciativa de Arnaldo de Souza Machado Borges (Arnaldinho), durante a gestão de José Olavo Borges Mendes na ABCZ. Desde então, mais de 90 bolivianos foram formados pela Fazu, com mais de 30 estudantes bolivianos atualmente matriculados, reafirmando o impacto positivo e duradouro dessa colaboração. “A Asocebu tem muito orgulho em ter um convênio firmado com a Fazu com grande sucesso por mais de 20 anos, no qual se formou quase uma centena de profissionais que vieram a contribuir muito para a pecuária nacional boliviana. Estamos muito orgulhosos dos profissionais e muito contentes em renovar este convênio, especialmente para agora expandi-lo à formação com cursos de pós-graduação”, ressalta Dr. Fernando Baldomar.

Desde 1975, quando abriu suas portas para os primeiros alunos do curso de Zootecnia, a Fazu tem sido um berço de diversidade e inovação, acolhendo estudantes de todo o mundo. Esta tradição de excelência e a parceria estratégica com a Asocebu destacam-se como elementos centrais na trajetória da instituição, sublinhando seu papel fundamental no cenário agropecuário e educacional internacional.
Fotos: pecuaria_bo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *