Acadêmicos de Medicina Veterinária e Zootecnia participam de aula prática sobre bem-estar animal e etologia

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) foi palco de uma experiência enriquecedora para os alunos do 1° período do curso de Medicina Veterinária e do 2° período de Zootecnia. Sob a orientação da professora Renata Trevisan, os estudantes participaram de aulas práticas voltadas para o bem-estar animal e etologia, realizadas no Curral de Manejo da instituição.

O foco das atividades práticas foi a avaliação de novilhas e touros, com o objetivo de analisar o grau de bem-estar desses animais. Para isso, foram observados diversos indicadores fisiológicos e comportamentais, oferecendo aos alunos uma compreensão profunda das necessidades e do comportamento animal. A experiência contou ainda com a contribuição especial da aluna Daniely Cardoso, que compartilhou dados de seu projeto de pesquisa de TCC focado em Bem-Estar Animal (BEA).

Durante as aulas, os estudantes aprenderam técnicas para aferir a temperatura dos animais de diferentes maneiras – superficial, retal e com o uso de câmera termográfica – além de medir a frequência respiratória e cardíaca, avaliar a taxa de sudação e analisar a reatividade dos animais. “Essas práticas são essenciais para formar profissionais capacitados a promover o bem-estar animal, entendendo e respeitando as suas necessidades fisiológicas e comportamentais”, afirma a professora Renata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *