22ª Jornada Científica da Fazu “Conectando a Pesquisa Científica ao Campo” é realizada na Fazu

Nos dias 26 a 28 de outubro, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) realizou a 22ª Jornada Científica, que se destacou como um evento de sucesso na promoção da conexão entre pesquisa científica e o campo. A jornada proporcionou uma variedade de atividades, incluindo oficinas, minicursos, palestras e a apresentação de trabalhos científicos, reunindo acadêmicos dos cursos da Fazu e participantes externos.

O evento foi marcado por duas oficinas de grande importância, ministradas em momentos distintos durante a jornada. “Como montar uma apresentação acadêmica na plataforma do Canva”, conduzida pela Jornalista e Especialista em Gestão do Agronegócio, Daniela Miranda, e “Como escrever um projeto de Iniciação Científica”, ministrada pela Mestre Daniela Araújo de Oliveira.

O primeiro dia da Jornada Científica foi marcado pela apresentação dos Projetos de Iniciação Científica, oferecendo uma oportunidade para os acadêmicos apresentarem suas pesquisas.

Os estudantes dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária desfrutaram de uma programação especial, com a abertura oficial conduzida pelos coordenadores Tiago Braga e Rayner Barbieri. O evento contou com a participação especial do renomado egresso da Zootecnia e superintendente técnico da ABCZ, Luiz Antônio Josahkian. Em seguida, os alunos tiveram a oportunidade de assistir à palestra “A relevância do comitê de ética nas pesquisas com animais (CEUA)”, ministrada pela professora Dra. Pollyana Mafra, da Fazu. Já o Dr. Sérgio Ribeiro, da Tacto, apresentou o tema “A iniciação científica na vida profissional” aos participantes.

Os alunos de Zootecnia e Medicina Veterinária também tiveram a chance de participar de minicursos especialmente preparados para atender ao horário diurno e noturno. Os temas incluíram “Pontos críticos avaliados em confinamentos de Bovinos de Corte”, com o professor Arthur A. Silva; “Manejos nutricionais na engorda de cordeiros”, com a professora Flávia Malacco Moreira; “Manejo de bezerros leiteiros”, com o professor Tiago Gonçalves; “Erros de Manejo e boas práticas de produção visando o bem-estar animal”, com a professora Pollyanna M. Soares; “Manejo de cama sobreposta”, com o professor Thiago Braga; e “Avaliação visual do bem-estar de animais de produção”, com a professora Paloma Coutinho Costa.

Os alunos dos cursos de Agronomia, Agronegócio e Agrocomputação também tiveram uma programação especial, com a abertura realizada pelos coordenadores Antonio Almeida e Kamila Mielke. O evento contou com a palestra “A pesquisa científica em grandes empresas”, ministrada por Jaedson Rosseto, Especialista em Proteção de Plantas na Corteva.

A programação dos cursos de Agronomia, Agronegócio e Agrocomputação incluiu temas como “Regulagem e calibração de máquinas e equipamentos agrícolas”, com o professor Felipe Gustavo de Souza; “Topografia com drones”, com o professor Matheus Oliveira; “Uso de plantas de cobertura em sistemas agrícolas”, apresentado pelos professores Vinicius Filla e Mariele Monique Honorato; “Atualidades em Manejo Integrado de Pragas”, com os professores Diego Fraga e o Luan Odorizzi, juntamente com integrantes e ex-integrantes do Grupo de Estudos em Entomologia Aplicada (Gepea); e “Avaliação de equipamentos de irrigação”, com a professora Daniela Araujo de Oliveira.

A 22ª Jornada Científica da Fazu foi um sucesso, proporcionando aos acadêmicos e participantes externos uma rica experiência de aprendizado e troca de conhecimentos no campo da pesquisa científica e agricultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *