Acadêmica de Engenharia Agronômica da Fazu apresenta pesquisa no XII Congreso Internacional de Sistemas Silvopastoriles, no Uruguai

A acadêmica do Curso de Engenharia Agronômica da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Gabriela de Paula Cunha, apresentou uma importante pesquisa no XII Congreso Internacional de Sistemas Silvopastoriles, realizado em Montevideo, no Uruguai, na última semana. A pesquisa, intitulada “Uso do clorofilômetro portátil no monitoramento nutricional de milho cultivado em diferentes sistemas de produção,” revelou importantes informações sobre o cultivo de milho em sistemas integrados, como a Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

Além da pesquisa de Gabriela, outros três trabalhos na qual ela colaborou foram apresentados no mesmo evento. Um dos trabalhos será publicado no periódico internacional Agroforestry Systems. Gabriela de Paula Cunha foi orientada pela pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) Oeste, Edilane Aparecida da Silva, e pelo professor da Fazu, Vinicius Augusto Filla. A pesquisa buscou avaliar se os sistemas de produção ILP e ILPF afetam o desenvolvimento das plantas de milho em relação ao índice de clorofila (SPAD) em comparação com o cultivo exclusivo.

O experimento foi conduzido na própria EPAMIG, em Uberaba, durante o segundo ano de cultivo do sistema agrossilvipastoril. A região é caracterizada pelo bioma Cerrado e possui um clima subtropical úmido de inverno seco. O solo é classificado como Latossolo Vermelho distrófico, com textura franco-arenosa. O milho (Zea mays L.) foi cultivado nas três modalidades de sistemas: milho exclusivo, ILP e ILPF.

Os resultados foram obtidos por meio da leitura dos índices de clorofila com o uso do clorofilômetro SPAD-502 Plus da Konica Minolta®. As leituras foram realizadas em diferentes estágios fenológicos do milho, desde o estádio com quatro folhas completamente desenvolvidas (V4) até a fase de grão leitoso (R3).

Os resultados da pesquisa surpreenderam ao mostrar que não houve uma diferença significativa no índice SPAD entre os diferentes sistemas de produção e os estágios fenológicos do milho. As médias do índice SPAD foram estatisticamente similares para o milho em cultivo exclusivo, o sistema ILP e o sistema ILPF. No entanto, observou-se um aumento gradual do índice SPAD à medida que o milho crescia, com um pico durante o florescimento feminino (R1).

“Uma conclusão importante da pesquisa é que o índice SPAD se mostrou promissor para monitorar os níveis de nitrogênio nas plantas de milho sob diferentes sistemas de produção. Isso é significativo porque o nitrogênio é um nutriente essencial para o desenvolvimento das plantas e está intimamente relacionado ao teor de clorofila. Além disso, a pesquisa destacou que o sistema ILPF se apresenta como uma opção viável e sustentável de produção”, explica Gabriela.

Durante o congresso, Gabriela de Paula Cunha compartilhou suas impressões. “Durante o XI Congresso Silvipastoril, tivemos a oportunidade de realizar uma visita ao campo, para conhecer de perto os sistemas integrados de produção. Nossa primeira parada foi em um extenso sistema silvipastoril com árvores de Eucalyptus grandis de 4 e 11 anos, em consórcio com uma base forrageira proveniente de campo natural, destinada à criação de bovinos e ovinos. Conhecemos também um sistema silvipastoril de agricultura familiar, formado de árvores frutíferas, com áreas de pastoreio destinadas a ovelhas entre as fileiras de cultivo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *