Zootecnista recém-formada pela Fazu é aprovada em prestigiado mestrado da UFMG

Em um momento de celebração acadêmica, Fabiana Araújo Rios, zootecnista formada pela Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), comemora sua recente aprovação no mestrado em Genética e Melhoramento Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Antes mesmo de oficialmente receber seu diploma, Fabiana conquistou o seu lugar no programa de Pós-Graduação em Zootecnia, onde será orientada pelo renomado Dr. Marcos Vinicius Gualberto Barbosa da Silva e terá a chance de desenvolver pesquisas junto à Embrapa Gado de Leite.

O caminho de Fabiana para a aprovação no mestrado foi pavimentado durante sua graduação, quando se envolveu em um Projeto de Iniciação Científica (PIC) intitulado “Estudo de Associação Genômica Ampla para Características Seminais em Touros Gir Leiteiro”, uma colaboração entre a Fazu, a Embrapa Gado de Leite e a Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGil). “Sempre tive contato com o melhoramento genético, mas foi na Fazu que tive a oportunidade de me apaixonar pela área. De quebra, veio a paixão pela pesquisa. A pesquisa exige muito estudo, e nada me deixa mais feliz do que ter a oportunidade de aprender cada vez mais sobre o que eu gosto”, revela Fabiana.

A aprovação veio como um presente de Natal, no dia 23 de dezembro de 2023, e, com uma colação de grau marcada para 08 de fevereiro, Fabiana se viu na situação de solicitar um prazo especial para sua matrícula na UFMG, processo que concluiu com sucesso imediatamente após se formar. Agora, ela se prepara para mudar-se para Belo Horizonte e dar início a essa nova fase de sua jornada acadêmica.

Por trás de sua conquista, Fabiana destaca o papel importante de sua mentora, a professora Camila Raymundo, que não apenas a orientou academicamente, mas também a apresentou ao Dr. Marcos Vinicius e a acompanhou na pesquisa que serviu de pontapé inicial para sua carreira na pesquisa científica. “A Camila foi essencial para que tudo isso acontecesse. Foi ela quem me apresentou ao Dr. Marcos Vinicius, me incentivou e ensinou muitas coisas, tanto academicamente quanto pessoalmente, para que eu conseguisse chegar até aqui. Além disso, para que eu tivesse esse contato com a pesquisa, a Fazu, por meio da Camila, foi de fundamental importância. Ela me mostrou o caminho e me acompanhou nele, permitindo que hoje eu pudesse colher esses frutos, afirma Fabiana, expressando gratidão por sua orientadora e pela Fazu.

O apoio da família também foi um fator determinante para Fabiana, que conta com o incentivo de seus pais para seguir seus sonhos. “Eles foram os primeiros a dizer que eu não poderia perder essa oportunidade”, compartilha, evidenciando a importância do suporte familiar em sua trajetória.

Dr. Marcos Vinicius, que possui um extenso currículo na área de Genética e Melhoramento Animal, incluindo pós-doutorado pelo United States Department of Agriculture e pela Iowa State University, é visto por Fabiana não apenas como um orientador, mas como um mentor que reconheceu seu potencial e ofereceu a oportunidade de continuar a colaboração iniciada na graduação. “Agradeço a Marcos Vinicius pela oportunidade e por ele ter aceitado a parceria com a Fazu, além de ter nos recebido tão bem na Embrapa e nos ensinado tanto durante a pesquisa. Sempre muito disponível e prestativo. Ele não apenas teve a sensibilidade de reconhecer minha capacidade, mas também me deu a oportunidade de continuar realizando trabalhos com ele por meio do mestrado”, conclui Fabiana, ansiosa pelo início de sua jornada no mestrado e pelas descobertas que estão por vir na área de genética e melhoramento animal.

A trajetória de Fabiana Araujo Rios reflete o poder da dedicação, paixão pela ciência e a busca constante por conhecimento. Desde seu ingresso na Fazu, sua participação ativa no Diretório Acadêmico de Zootecnia, nos grupos de estudos e pesquisas, assim como sua presença em eventos e congressos da área, destacam um compromisso com sua formação e desenvolvimento profissional.

Este percurso não apenas pavimentou o caminho para sua aprovação no mestrado em Genética e Melhoramento Animal na UFMG, mas também promete ser a base de uma carreira frutífera e influente. A Fazu expressa orgulho e parabeniza Fabiana por suas conquistas, desejando-lhe sucesso contínuo na sua jornada acadêmica e profissional. Seu exemplo serve de inspiração para estudantes e pesquisadores, reafirmando o valor da persistência, curiosidade científica e da contribuição à ciência zootécnica. Que a próxima fase de sua vida seja repleta de descobertas, inovações e contribuições significativas para o melhoramento genético animal, continuando a elevar o nome da Fazu e da ciência brasileira no cenário global.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *