Coordenador de Zootecnia da Fazu conquista publicação internacional com tese de doutorado transformada em livro na Espanha

O Coordenador do Curso de Zootecnia da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Rayner Sversut Barbieri, vê sua tese de doutorado ganhar as páginas de um livro publicado pela Universidade da Coruña, na Espanha. A obra, intitulada “Distribuição espacial de variáveis do clima e do solo: um estudo geoestatístico”, aborda com profundidade a análise da variabilidade espacial de variáveis críticas para o planejamento agrícola.

A pesquisa de Barbieri é pioneira ao gerar informações importantes sobre a variabilidade e a estrutura de dependência espacial, além da correlação linear de atributos do solo, visando otimizar o planejamento de atividades agrícolas em seis cidades da província de El Oro, no Equador. Este estudo inovador não apenas forneceu um modelo para análise geoestatística mas também apresentou dados sobre a eficácia dos fertilizantes orgânicos e inorgânicos na melhoria da resistência do solo à penetração de raízes em curto prazo, um aspecto vital para o cultivo sob plantio direto na província de Entre Rios, na Argentina.

Além disso, a pesquisa expandiu seus horizontes até a Comunidade Autônoma da Galícia, na Espanha, onde Rayner analisou a distribuição espacial de temperaturas médias, máximas e mínimas, empregando dados de 167 estações meteorológicas entre 2013 e 2016. Esta parte do estudo revelou padrões significativos na variabilidade térmica que podem influenciar decisivamente práticas agrícolas e o manejo de culturas.

Os resultados obtidos demonstram a aplicabilidade prática e o valor científico da pesquisa de Barbieri. A publicação de sua tese como livro pela Universidade da Coruña valida a importância de seu trabalho e também destaca o potencial de colaborações internacionais no avanço do conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *