Touro Gir Leiteiro participante de prova realizada na Fazu é Campeão Macho Jovem na 88ª ExpoZebu

Campeão na categoria Macho Jovem da 88ª ExpoZebu, o touro Elvis da Estância K, do criador Luiz Eduardo Branquinho, foi um dos reprodutores participantes e selecionados na 14ª da Prova de Pré-seleção de Touros Gir Leiteiro para o Teste de Progênie da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) e Embrapa Gado de Leite, realizada nesta edição em semiconfinamento na Fazu. A prova acontece há 14 anos na fazenda da Fazu e tem como objetivo identificar jovens reprodutores com potencial para melhorar a raça Gir Leiteiro.

Durante quase quatro meses, o touro foi submetido a um rigoroso processo de avaliação. Elvis da Estância K, com 28 meses de idade, é filho de Imagem Fiv de Bras e Teatro da Silvania. Sua participação na prova e sua posterior consagração na ExpoZebu destacam a qualidade genética e o potencial reprodutivo do animal. Evis também conquistou o título de Campeão Júnior Maior na ExpoGir Goiás, em novembro de 2022, em Goiânia (GO), dias antes de iniciar a prova no campus da Fazu, em Uberaba (MG).

A coordenadora de Projetos de Zootecnia da Fazu, Juliana Paschoal, ressaltou que a Fazu desempenha um papel fundamental ao sediar eventos como a prova de pré-seleção, que contribuem para o avanço da pecuária e a valorização dos produtores. “A premiação do touro Elvis da Estância K na ExpoZebu reforça a importância de identificar e promover jovens reprodutores com potencial genético na raça Gir Leiteiro. A participação de Elvis na prova de pré-seleção realizada na Fazu é um exemplo do compromisso da instituição, juntamente com a ABCGil e Embrapa Gado de Leite, em impulsionar o desenvolvimento da pecuária e valorizar a genética de excelência. Estamos orgulhosos de contribuir para o fortalecimento da raça e o avanço do setor”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *