Projeto de Extensão identifica e divulga ninhos de abelhas nativas sem ferrão no Campus da Fazu

No campus da Fazu, uma importante iniciativa está sendo realizada para disseminar informações sobre a importância das abelhas nativas sem ferrão. Como parte de um projeto de extensão orientado pela professora Renata Barbieri, a identificação e divulgação dos ninhos dessas abelhas têm sido destaque, visando aumentar a conscientização e promover a preservação dessas importantes polinizadoras.

Como parte desse projeto, placas informativas foram instaladas no campus, permitindo que os visitantes obtenham informações valiosas sobre as espécies de abelhas nativas sem ferrão presentes na área, por meio da leitura de um QRCode. Essa ação tem como objetivo chamar a atenção para a importância dessas abelhas e incentivar a comunidade a contribuir para sua conservação.

Durante a identificação dos ninhos, foram encontrados três deles no campus da Fazu. Dois desses ninhos pertencem à espécie de abelhas Jataí (Tetragonisca angustula) e foram encontrados na cantina, enquanto o terceiro ninho pertence à espécie de abelha Iraí (Nannotrigona testaceicornis) e foi localizado no jardim.

A preservação desses ninhos e das abelhas nativas sem ferrão é fundamental para a manutenção do equilíbrio ecológico, além de desempenharem um papel crucial na polinização de diversas plantas, contribuindo para a produção de alimentos e a biodiversidade local. Ao avistar um ninho de abelhas nativas, a comunidade da Fazu é convidada a seguir o exemplo do projeto e contribuir para sua conservação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *