Instagram de alunos da Fazu acumula mais de 30 milhões de visualizações em conteúdos técnicos e memes agronômicos

Um grupo de acadêmicos da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) está transformando o mundo agronômico com conhecimento e criatividade, conquistando milhares de seguidores e impressionantes 30 milhões de visualizações nos reels do Instagram. Artur Emanuel Rufino do Nascimento e Germano Augusto Freitas Gonçalves Silva, ambos naturais de Conceição das Alagoas, encontraram na plataforma uma maneira divertida e informativa de compartilhar conteúdo relacionado à engenharia agronômica.

Em apenas cinco meses de atividade contínua, o perfil @agroseg_ já acumula mais de 23 mil seguidores, que acompanham atentamente os memes agronômicos e os posts técnicos produzidos por Artur e Germano, com o apoio dos alunos e colegas, Paulo Fernando Silva Cassiano e Mário César Costa Gomes. A rotina desses jovens não é nada fácil, pois além de se dedicarem à produção de conteúdo, precisam lidar com o trabalho, a faculdade e a vida pessoal. A proposta sempre foi combinar postagens técnicas e informativas com vídeos divertidos nos reels. “Tanto o conteúdo mais ‘sério’ quanto os vídeos com ‘memes’ abordam o que estamos vivenciando na faculdade, os desafios das provas, trabalhos e a vida agronômica, em geral”, explicou Artur.

A história do AgroSeg, como é conhecido o perfil, teve início muito antes do alcance de milhões. A paixão pela agricultura e a vontade de compartilhar conhecimento surgiram durante o terceiro ano do Ensino Médio de Germano Augusto. “Eu fiz os cursos técnicos em agropecuária e segurança do trabalho durante o ensino médio, surgindo aí a ideia do nome “AgroSeg”, a junção dos dois cursos. Já estava muito envolvido com os temas estudados em sala de aula e gostava de ambos os campos. Um dia decidi começar a postar sobre tudo o que eu estudava. Na época, o perfil conseguiu pouco mais de mil seguidores e estagnou, o que me deixou desanimado. Eu estava sozinho, sem apoio ou ajuda. Foi somente quando entrei na Fazu, no meio do ano passado, que conheci Artur e apresentei a ideia para ele. Ele imediatamente comprou a ideia e começou a me ajudar”, conta Germano.

Por outro lado, Artur sempre teve afinidade com biologia e animais, mas inicialmente optou por cursar Ciências Contábeis e conciliava os estudos com o trabalho em autoelétrica. No entanto, em apenas alguns meses, ele percebeu que seu verdadeiro chamado era a Engenharia Agronômica, especialmente após adquirir experiência com maquinários agrícolas. Decidido a seguir sua paixão, Artur solicitou a transferência para a Fazu e hoje não consegue mais imaginar-se em outra área. “Achei inusitado, pois apesar de sermos da mesma cidade, quase todo mundo se conhece, mas eu não conhecia o Germano. Foi quando nos primeiros dias de aulas começamos a conversar e suas ideias e ‘zueiras’ fez sentido para mim e comecei a apoiar a AgroSeg”, revela Artur.

Apesar da rotina exaustiva, os números impressionantes conquistados pelo AgroSeg são inegáveis. “Nós vamos para Uberaba e voltamos para Conceição todos os dias. Eu mesmo acordo às 5h da manhã para trabalhar. Após o expediente, pego o ônibus para Uberaba para estudar na Fazu e, em seguida, volto para casa, chegando por volta de uma hora da manhã. É bastante cansativo, mas conseguimos estruturar melhor o conteúdo e as postagens nos momentos de folga, especialmente nos finais de semana. E temos visto resultados, mesmo sem um cronograma exato, avaliamos que o alcance está positivo, principalmente que nunca fizemos investimento financeiro no perfil. É tudo orgânico”, compartilha Germano.

Além do sucesso no mundo virtual, Artur e Germano já estão atuando na área agronômica. Artur encontrou emprego na Usina Delta VG, enquanto Germano trabalha na CanaCop. Com um futuro promissor pela frente, esses jovens talentosos continuam a conquistar seguidores, disseminando conhecimento e promovendo a agricultura de forma descontraída e inovadora. O AgroSeg é mais do que um perfil no Instagram, é um exemplo de como é possível unir paixão, conhecimento e humor para inspirar a próxima geração de profissionais agronômicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *