Professores da Fazu têm artigo sobre metodologias ativas publicado em e-book

Os professores da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Márcia Carvalho e Alexandre Bizinoto, escreveram o artigo intitulado “Compartilhamento de saberes a partir da metodologia – Rodízios de Saberes”, que foi publicado no E-book “Aprendizagem Centrada nos Estudantes em Sala de Aula”, do Professor Bruno Pereira Garcês, registrado na Biblioteca Nacional. As metodologias ativas citadas são trabalhadas com os alunos dos cursos de Agronegócio, Agronomia e Zootecnia da faculdade.

De acordo com Márcia, o “Rodízio de Saberes” (RdS) é uma proposta metodológica inovadora como alternativa à tradição dos seminários. “As metodologias ativas promovem nos alunos o desejo de participar e desenvolver suas autonomias. Propomos o RdS como uma metodologia a ser utilizada pelos professores em sala de aula para promover um ambiente mais favorável à aprendizagem, confirmando a sua viabilidade em qualquer nível de escolarização do ensino fundamental, médio, superior”, comenta.

O RdS constitui-se na leitura de capítulos de livros ou de artigos, seguida de discussão intragrupos e exposição oral intergrupos. Seu diferencial está no protagonismo dos estudantes durante a interação dinâmica que estabelecem. Tem como referências a Zona de Desenvolvimento Proximal – ZDP de Vygotsky e a Taxonomia de Bloom. O RdS envolve as questões linguístico-orais, a importância da comunicação, da afetividade e do movimento corporal no processo de aprendizagem.

“Acreditamos que o ‘Rodízio de Saberes’ é um recurso didático-pedagógico inovador a ser explorado por professores e estudantes, visando um melhor desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem”, destaca o professor Alexandre Bizinoto.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *