Professor Matheus Alves é responsável pelo boletim mensal com dados das chuvas em Uberaba

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Matheus Alves, que é também diretor de Desenvolvimento Rural da Sagri (Secretaria do Agronegócio), lançou na última semana o boletim mensal com os principais dados pluviométricos registrados no município de Uberaba. A proposta é divulgar em todo começo de mês com o objetivo de auxiliar, sobretudo, os produtores rurais nos seus cultivares.

A iniciativa faz parte do projeto de Monitoramento Pluviométrico das Áreas Produtivas em Uberaba, lançado no segundo semestre do ano passado, numa parceria entre o Governo Municipal e as usinas Delta, Uberaba e Vale do Tijuco. Nesta data estão sendo divulgados os dados pluviométricos acumulados de janeiro e fevereiro de 2022, que podem ser acessados no site da Prefeitura de Uberaba.

Os dados são provenientes de 25 estações climatológicas, sendo 24 pertencentes às três usinas parceiras, espalhadas em suas áreas de produção no Município, e uma do Inmet, localizada na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

O geógrafo e diretor de Desenvolvimento Rural da Sagri, Matheus Alves, ressaltou que o boletim de janeiro apontou a ocorrência de chuvas bem distribuídas no Município. A menor precipitação foi de 175,20 milímetros, verificada na região do rio Grande, e o maior índice, de 506,86 milímetros, nos arredores de Peirópolis. A média de janeiro ficou em 343,33 milímetros, ligeiramente superior à média climatológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o período em Uberaba, que é de 323,70 milímetros.

Os números de fevereiro foram fechados neste começo de semana pela Secretaria do Agronegócio. O boletim revela que as chuvas continuaram bem distribuídas em Uberaba. A menor precipitação registrada foi de 146 milímetros, na região do Distrito Industrial 3, e a maior, de 388,50 milímetros, na Comunidade de São Basílio. A média do mês chegou a 247,63 milímetros, superior à média climatológica do Inmet para fevereiro em Uberaba, que é de 238,20 milímetros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *