Professor e egresso da Fazu desenvolvem atividades nos municípios de Bambuí, Cedro do Abaeté e Luz

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, e o egresso do curso de Zootecnia, Lucas Castro Silva, estiveram entre os dias 03 a 05 de agosto, visitando projetos de pecuária de corte e de leite nos municípios de Bambuí, Cedro do Abaeté e Luz.

De acordo com o professor, no dia 03 de agosto, ele e o colega Lucas Castro visitaram pela primeira vez as Fazendas Bom Sucesso e Malícia, propriedades dos irmãos Evandro e Marcelo Ribeiro. “A primeira visita teve como finalidade coletar dados para o inventário dos recursos disponíveis no projeto para posteriormente ser emitido um diagnóstico da situação atual e da potencial das Fazendas, também serve para a elaboração de um projeto e de um cronograma de acompanhamento e de treinamento das equipes”, explica Aguiar.

Atualmente, o uso da terra está em uma área total: 1.200 ha; área útil: 790 ha, sendo 110 ha de eucalipto, 160 ha de agricultura e o restante de pastagens. O projeto tem como objetivo selecionar animais das raças gir e girolando para a comercialização de fêmeas leiteiras cruzadas e produzir leite. “Atualmente o rebanho é composto por 976 animais, sendo 123 fêmeas em lactação produzindo 2.363 litros por dia com produtividade média por vaca de 19.2 litros de leite”, conta o professor.

Adilson tem como desafio orientar os proprietários para que as metas estabelecidas por eles no médio prazo sejam alcançadas, elevando a produção diária de leite para 5.000 litros e comercializar anualmente 360 fêmeas leiteiras.

Segundo Adilson Aguiar, no dia 04 de agosto, ele e Lucas visitaram a Fazenda Centenária, em Cedro do Abaeté/MG, propriedade da família de Luís Augusto Dumont, gestor do projeto. “A Centenária é uma propriedade de bovinos de corte que desenvolve o ciclo completo: cria, recria e engorda, de animais da raça Nelore e que vem adotando todas as tecnologias disponíveis para a intensificação da pecuária (estabelecimento de novas pastagens, controle de plantas invasoras e de insetos pragas, correção e adubação do solo, pastoreio rotacionado; calendário sanitário; suplementação programada; programa de melhoramento genético; IATF, etc)”, relata. O professor Adilson acompanha o projeto desde 2007, com duas visitas por ano.

Concluindo o roteiro de visitas por Minas Gerais, no dia 05 de agosto, o professor Adilson e o Lucas visitaram a Fazenda Canoas, em Luz, onde o senhor Geraldo Pinto Fiuza e sua esposa Dona Amélia Lino Araújo, e dois de seus filhos, a Médica Veterinária Tânia Fiuza, e o Engenheiro Agrônomo Márcio Fiuza, selecionam Gir Leiteiro e produzem animais ½ sangue girolando desde a década de 70. “Os animais da Fazenda são vendidos por todo o país. Atualmente, a Canoas tem um rebanho constituído por 1.200 fêmeas da raça em reprodução e faz uso de todas as tecnologias de reprodução atualmente existentes para a expansão do rebanho com animais de alto mérito genético. O rebanho total atual está em 2.100 cabeças em uma área de 856 hectares”, afirma.

O professor Adilson está acompanhando o projeto desde o início de 2014 com duas visitas por ano. O mais interessante nesta família é que todos residem na fazenda, o que é raro no Brasil, mas é o normal em países desenvolvidos (EUA, Canadá, Europa, Nova Zelândia, Austrália, entre outros).

Em todos os projetos, o professor Adilson orienta os programas de manejo da pastagem, sendo na escolha de espécies forrageiras; implantação, renovação e recuperação de pastagens; controle de plantas invasoras e de insetos pragas; correção e adubação do solo e o manejo do pastejo, e de suplementação do rebanho, sendo mineral, múltipla, concentrada e volumosos, além de contribuir com outros consultores nos programas de melhoramento genético com indicações de programas de touros, de sanidade com o calendário de vacinação, de vermifugação, e de gestão da atividade nos recursos humanos, no controle de custos e receitas, nos indicadores econômicos e nos projetos de expansão.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *