Fórum Latino-Americano aborda a eficiência alimentar como parâmetro de seleção de bovinos

O Fórum Latino-Americano do Agronegócio Sustentável, promovido pela Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), aborda no Painel da Pecuária, a eficiência alimentar como parâmetro de seleção de bovinos. A palestra será ministrada no dia 24/08 de 09h às 10h, pelo professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mário Luiz Chizzotti. O evento acontece entre os dias 23 a 25 de agosto, no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, em Uberaba/MG, durante a ExpoGenética 2016. Saiba mais sobre o Fórum e inscreva-se clicando aqui.

De acordo com Mário, a eficiência alimentar ou conversão alimentar estão entre os parâmetros mais conhecidos e são tradicionalmente os índices mais utilizados para se mensurar a eficiência alimentar em bovinos de corte. “A conversão alimentar (CA) é uma medida bruta obtida entre a razão do consumo de matéria seca (CMS) e o ganho de peso médio diário (GMD). Da mesma forma, o oposto dessa medida, chamado de eficiência alimentar (GMD: CMS) tem sido utilizada como medidas equivalentes. A suposição generalizada de que CA e EA são relações inversas não é verdadeira, pois a equivalência somente se verifica para uma observação, mas não para médias aritméticas”, ressalta.

A conversão é uma excelente medida para se mensurar a eficiência alimentar em animais em crescimento e em terminação em sistemas de comerciais de produção devido à facilidade de mensuração e de interpretação. Ou seja, no sistema de produção a CA é frequentemente utilizada como um índice de eficiência de um determinado lote confinado, sendo ainda utilizada para se obter índices econômicos.

Segundo o professor, a seleção por eficiência alimentar é importante para reduzir a pegada de carbono da carne e aumentar a eficiência econômica dos sistemas de produção. “A diferença entre as diversas formas de avaliar eficiência e os principais efeitos que este tipo de seleção pode ter sobre as características dos animais e da carne”, finaliza.

Sobre Mário Luiz Chizzotti

Mário Luiz Chizzotti possui Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2002), Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2007), com estágio sanduíche no Texas A&M Universtity. Realizou Pós-doutorado na Universidade Federal de Viçosa (2008).

Foi Professor Adjunto da Universidade Federal de Lavras e Universidade Federal do Vale do São Francisco. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Viçosa na área de cadeia produtiva da carne, pele e couros, com ênfase em qualidade da carne, fisiologia do crescimento e zootecnia de precisão. Mário Luiz Chizzotti é coordenador das disciplinas: Cadeia Produtiva da Carne, Couro e Pele (Graduação, UFV) e Fisiologia do crescimento animal e qualidade de carne (Pós-graduação, UFV) e Métodos de Avaliação de Alimentos e Exigências Nutricionais de Ruminantes (Pós-graduação, UFLA).

É chefe do laboratório de ciência da carne (DZO/UFV), presidente da Comissão de Pesquisa do DZO UFV, coordenador da comissão de ética no uso de animais de produção em experimentação, membro do INCT Ciência Animal e Bolsista Produtividade do CNPq nível 1-D, atuando nas linhas de pesquisa de bioenergética e exigências nutricionais de ruminantes, qualidade de carne e zootecnia de precisão.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *