Professor da Fazu visita projeto no norte de Minas Gerais

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, acompanha um projeto da Agropeva há seis anos. Na última semana (06 a 08/04) ele viajou ao norte do estado de Minas Gerais para realizar sua visita de rotina na Agropecuária Varzelândia (Agropeva) da Construtora Caparao, que tem sede na capital mineira, Belo Horizonte.

“As fazendas da Agropeva estão localizadas nos municípios de Jaíba, Mocambinho e Varzelândia. Nos primeiros anos a frequência de visitas foi de quatro vezes ao ano, depois três vezes, e nos últimos anos têm sido duas visitas, uma na entrada do período das chuvas e outra na entrada do período da seca, como foi esta”, explica o professor.

De acordo com Adilson, a Agropeva possui uma área útil atual de 4.300 hectares, sendo 420 hectares irrigados por pivôs centrais, destes três (200 ha) são explorados com pastagens para a recria de animais que depois são engordados em confinamento, e 220 ha são para agricultura, para a produção de soja e milho grãos, e para silagem. A empresa ainda produz fenos. Os restantes 3.900 ha são explorados em sequeiro (sem irrigação). Ainda possui um confinamento para 7.000 animais estáticos e comercializa animais gordos para programas certificados nas Lista Traces (rastreabilidade para exportação para a Europa) e para a Cota Hilton (também para exportação para a Europa).

“As áreas de pastagens irrigadas, as para a produção de volumosos suplementares em áreas irrigadas e o confinamento são estratégias para equilibrar as necessidades do rebanho em uma região cujo clima é semiárido, com precipitação media anual de 800 mm (média de 43 anos medidos na propriedade), mas com anos com volumes de precipitação abaixo de 600 mm como tem sido nos últimos cinco anos. O rebanho total médio anual é de 8.000 cabeças em pasto, sendo divididos em dois rebanhos, um puro de origem (PO) da raça Nelore que faz parte de programas de melhoramento genético para a seleção da raça (mais de 1.000 vacas PO), e outro para a produção direta de carne”, conta o professor.

Neste projeto o professor Adilson Aguiar orienta o programa de manejo da pastagem (estabelecimento e recuperação de pastagens, controle de insetos pragas e doenças, correção, adubação e irrigação do solo) e produção de volumosos suplementares (silagens e fenos). O projeto futuro da Agropeva é alcançar 1.600 ha irrigados, sendo 1.030 com pastagens e 570 ha com lavouras, e 6.800 ha em sequeiro.

 

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *