Professor da Fazu viaja para o Rio Grande do Sul em busca de parcerias

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Francisc Henrique Silva, viajou na última semana para o Rio Grande do Sul com o objetivo de visitar propriedades produtoras de milho e soja, sendo da agricultura familiar até grandes empresas. Os principais municípios trabalhados foram os de Carazinho, Não-Me-Toque e Santo Ângelo, além de mais de 1500 km percorridos pelo estado.

Na Stara – Implementos Agrícolas, Francisc viabilizou uma parceria com a empresa para o desenvolvimento de um trabalho na linha de agricultura de precisão. Na cidade de Santo Ângelo, o professor participou do Dia de Campo do Clube da Irrigação – tour verde amarelo, para verificar tecnologias empregas nos sistemas de produção daquela região, que é pioneira da técnica de agricultura de precisão no Brasil. A cidade de Não-me-toque é considerada a capital nacional da agricultura de precisão, anfitriã da ExpoDireto, uma das maiores feiras do agronegócio no Brasil. O professor participou ainda de palestras sobre técnicas de produção de milho e soja, além de ter contactado várias empresas que virão a ser parceiras da Fazu em segmentos como o do Clube da Agricultura de Precisão que será lançado ainda esse ano.

Além do milho e da soja, Francisc visitou unidades de produção de suínos, aves e caprinos analisando as instalações em relação ao conforto térmico, bem como técnicas de controle de erosão como no uso de gabiões nas encostas e a não utilização de terraceamento em virtude da boa cobertura vegetal do solo que traz uma abordagem ampla e bastante discutida nas disciplinas de Construções e Eletrificação Rural e Manejo e Conservação do Solo e da Água, as quais o professor é responsável. No Vale dos Vinhedos o professor analisou e concretizou parcerias de estágios na produção e industrialização da uva, sendo na fabricação de vinhos e sucos.

De acordo com o professor Francisc o momento mais importante foi o Dia de Campo, o tour verde amarelo – milho e soja, organizado pelo Clube da Irrigação no município de Santo Ângelo. “A importância desses contatos para Fazu foi a efetivação de algumas parcerias, ampliação nas possibilidades de estágio, aproximação da faculdade com empresas, além da possibilidade de vivenciar e trazer a realidade de uma região que apresenta uma elevada tecnologia nos sistemas de produção. Todo esse trabalho foi para proporcionar aos nossos alunos uma aproximação das grandes empresas do agronegócio e trabalhar de forma atualizada do ponto de vista teórico e prático no nosso trabalho que apresenta no contexto atual uma demanda pela verticalização da produção, buscando ao mesmo tempo produzir de forma sustentável”, afirma o professor Francisc Henrique Silva.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *