Cursos de Sistemas da Fazu são reformulados e oferecem novidades em 2017

Os cursos de Sistemas de Informação e Sistemas para Internet da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) tiveram suas matrizes curriculares reformuladas. A partir desse semestre 2017/01, os ingressantes têm a oportunidade de obter dois diplomas em apenas quatro anos. As reformulações também preveem uma série de eventos e cursos de extensão para capacitar os acadêmicos. O objetivo final é que o aluno saia da Fazu sendo um profissional completo na área de Tecnologia da Informação (TI), como o mercado de trabalho exige.

A coordenadora dos cursos de Sistemas, Michelli Maldonado, conta quais as principais diferenças entre os cursos e como eles se completam. “O curso de Sistemas de Informação tem o foco no desenvolvimento e aplicação de sistemas de informação computadorizados nas organizações, abrangendo aspectos técnicos, gerenciais e sociológicos. O curso de Sistemas para Internet forma alunos aptos para o desenvolvimento, manutenção e operação de aplicativos e portais para internet e intranet. A pessoa formada nos dois cursos será um profissional da área de Tecnologia da Informação (TI) completo, pois o mercado pede domínio não apenas de software e hardware em seus aspectos técnicos, mas também um profissional com visão de negócios”, afirma Michelle.

Uberaba caminha para ser considerada o celeiro das Startups Agritechs, um segmento de startups (empresas jovens, inovadores e com alto potencial de crescimento) voltadas para o Agronegócio, e a Fazu, como referência no ensino das Ciências Agrárias em conjunto com a nova proposta dos cursos de Sistemas, está no epicentro desse movimento. “O aluno que tiver alguma ideia de negócio para esse segmento tem a oportunidade de interagir com os professores dos cursos das agrárias, com os professores dos cursos de sistemas e, o melhor, testar os seus protótipos na Fazenda Escola”, conta a coordenadora dos cursos de Sistemas da Fazu.

A Fazu recebeu no ano passado o ParqueLab, projeto criado pela Prefeitura Municipal de Uberaba, em parceira com o Parque Tecnológico e com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), que tem o objetivo de incentivar a criação de novas startups. O ParqueLab tem uma agenda de cursos, oficinas e palestras, divulgada todo mês nas mídias sociais, que incentiva o ecossistema de empreendedorismo.

Michelli conta que o cenário na área de tecnologia da informação é positivo. O mercado não para de crescer, mesmo com o país em crise. “Ainda falta mão de obra para suprir a demanda crescente de serviços, pois muitos cursos de TI pararam no tempo e não conseguem acompanhar as reais necessidades do mercado. As matrizes foram reestruturadas para formar profissionais do qual as empresas realmente querem absorver. Com essas reformulações o aluno têm mais oportunidades, mais disciplinas práticas, mais atualizações das tendências e em constante interação com profissionais da área”.

Se a pessoa ainda possui dúvidas quanto ao curso que gostaria de fazer, a professora Michelli afirma que, geralmente, os alunos de Sistemas têm familiaridade com à área de exatas, são curiosos e precisam de motivação para serem além de consumidores de tecnologia, produtores de novas.

Cursos de Extensão

Os cursos de extensão fazem parte da nova Fazu. Com a modernização da nova matriz curricular que apresenta muitas novidades para os ingressantes de 2017, a Fazu vai oferecer também a oportunidade aos egressos da instituição, profissionais da área e alunos de se atualizarem e anteciparem as tendências do mercado. Estão com inscrições abertas os cursos de Android Básico; Android Avançado; Ruby on Rails e Ionic. Clique aqui e inscreva-se.

Michelli conta que as aulas serão mais dinâmicas e práticas. Os alunos, por meio do Projetos Integrador e dos Grupos de Estudos que serão propostos ao longo do ano, terão a oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que eles aprendem em sala de aula com o apoio dos nossos professores. “Queremos que o nosso aluno aprenda praticando, e sai preparado para o mercado de trabalho”, ressalta Maldonado.

Grupos de Estudos e Eventos

O Grupo de Estudo para o Desenvolvimento de Jogos tem o objetivo de criar grupos com a tutoria de professores da Fazu para que o aluno tenha oportunidade de estudar novas ferramentas. O Grupo terá início no dia 11 de fevereiro às 9h na Fazu e é voltado para alunos e egressos dos cursos de Sistemas da Fazu.

Outro moderno evento na área de TI são os Hackathons, esse ano a Fazu promove a primeira edição, no dia 01 de abril com o tema “Segurança Rural”, em parceira com a Trackage, Polícia Militar e Conselho Comunitário de Segurança Rural.

Sobre Michelli Maldonado

Bacharel em Matemática com ênfase em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de São José do Rio Preto. Doutora em Matemática na UNESP (2015). Professora e Coordenadora dos cursos de Sistemas de Informação e de Sistemas para Internet das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu). Membro do Núcleo do Docente Estruturante dos Cursos de Sistemas de Informação, do Secretariado Executivo e do Agronegócio. Membro da Associação dos Empresários de Tecnologia de Uberaba (UTEC), que tem como missão a fortalecer o ecossistema de tecnologia e promover integração e competitividade para o desenvolvimento do mercado. Por meio da Utec, colaborou com a criação do Code Club Utec, hoje denominado CodeKids, um projeto voluntário para ensinar programação para crianças. Sócia Proprietária da Duality, empresa de Matemática Aplicada à Inovação e otimização de processo, onde desenvolve trabalhos de consultoria e criação de plataformas que auxiliam na tomada de decisão do gestor por meio da matemática.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *