Professor da Fazu orienta projeto das Fazendas da Elmo Engenharia

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, trabalhou, entre os dias 24 e 29 de abril, para quatro clientes em seis fazendas no Estado de Goiás. Nos dias 24 e 25 de abril, o professor Adilson trabalhou pela primeira vez, em 2018, o último trabalho em 2017 foi em novembro, no projeto das Fazendas da Elmo Engenharia, na região norte do estado de Goiás, no município de Campos Verdes. São três propriedades de gado de corte de ciclo completo, com cria, recria e engorda de animais zebuínos e cruzamentos numa área total de 8.483 ha e com área útil de 6.733 há.

“Na safra 2016/2017, o rebanho médio foi de 7.424 animais, sendo 2.339 fêmeas em idade à reprodução. As análises dos índices zootécnicos desta safra estão muito acima da média nacional alcançada pelas propriedades de pecuária de ciclo completo, alcançando índices acima das metas estabelecidas. Nos dias 24 e 25 de abril os dados da safra 2017/2018 ainda não tinham sido fechados, mas o número de fêmeas em idade reprodutiva estava em 2.600 cabeças e o rebanho total era composto por 10.832 animais”, conta o professor.

Em janeiro de 2016, o professor Adilson visitou estas propriedades para inventariar os recursos do projeto para emitir um diagnóstico da situação atual (naquela data) e da potencial e apresentar uma proposta de trabalho. Neste projeto o professor Adilson Aguiar é responsável pela orientação no manejo da pastagem (escolha de forrageiras; plantio e recuperação da pastagem; correção, adubação e irrigação do solo; controle de plantas invasoras e insetos pragas; planejamento de longo, médio e curto prazos etc). Nas visitas, entre várias atividades, o professor Adilson ministra treinamentos para as equipes de trabalho da propriedade.

O projeto está numa fase de mudanças para um programa de intensificação da produção de carne em pasto por meio da modulação das pastagens em piquetes para a adoção dos métodos de pastoreio de lotação alternada e rotacionada, e da correção e adubação do solo. “Na safra 2016/2017 foram intensificados 230 ha, na de 2017/2018 foram 664 ha e para a próxima safra, 2018:2019 serão intensificados 1.000 ha. A meta de taxa de lotação para estas áreas é de 4 UA/ha no período entre novembro e abril”, afirma Aguiar.

O projeto de pecuária da Elmo Engenharia foi divulgado na Revista DBO Rural de abril deste ano. Clique aqui e saiba mais.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *