Professor da Fazu ministra curso de capacitação em manejo da pastagem para grupo de vaqueiros

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Juliano Ricardo Resende, ministrou, no dia 20 de abril, curso de capacitação em manejo da pastagem a um grupo de 40 vaqueiros de uma fazenda referência no sul da Bahia. O professor é consultor desse projeto desde dezembro de 2005.

De acordo com o professor, o objetivo do curso foi conscientizar os vaqueiros da importância de itens diretamente ligados a engorda dos animais em pasto como: disponibilidade de sal mineral, água de qualidade e em quantidade suficiente para o rebanho, padronização de lotes, animais livres de parasitos como berne, carrapatos, importância de manejar bem a pastagem em função da altura de cada forrageira evitando acumulo de talos e material morto, entre outros assuntos.

Além dos vaqueiros, participaram do evento o gerente geral da agropecuária Eduardo Amaral, que é médico veterinário, o egresso da Fazu Regis Vieira, que é gerente de uma unidade do grupo e os técnicos André Paramirim e Diogo Ramos, ambos gerentes de produção de outras unidades do grupo. “Além da aula teórica houve aula prática e dinâmica para estimular os vaqueiros a identificarem não conformidades em diferentes módulos da fazenda. No final, eles apresentaram estas não conformidades e foi grande a quantidade de pontos identificados que podem prejudicar desempenho animal”, destaca Juliano.

 

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *