Professor da Fazu ministra curso de gestão de custos e análise do resultado econômico na pecuária leiteira

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Juliano Ricardo Resende, ministrou, no dia 20 de maio, o curso de gestão de custos e análise do resultado econômico na pecuária leiteira. O professor esteve na Bolívia para ministrar este curso em parceria com a Fedeple, uma federação dos produtores de leite da Bolívia.

Os principais assuntos foram como calcular os custos de produção (fixo, variáveis, administrativos), calcular receitas (venda de leite, valorização do inventário animal, venda de animais), lucro operacional, lucratividade, rentabilidade, etc. O curso teve duração de 6 horas, sendo 3 horas de teoria e 3 horas de prática, onde o professor forneceu uma planilha desenvolvida em parceria com o professor Adilson Aguiar há 10 anos já validada em várias fazendas que eles acompanham.

O mesmo treinamento pode ser feito online no site da virtuagro.com. Segundo o professor, assim como no Brasil muitos pecuaristas bolivianos não sabem calcular os custos de produção e analisar sua atividade como um negócio que precisa dar lucro e ser sustentável.

 

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *