Professor da Fazu desenvolve projeto em Montividiu no Estado do Goiás

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Juliano Resende, esteve nos dias 3, 4 e 5 de dezembro em uma fazenda no município de Montividiu/GO, à 50 km de Rio Verde/GO. A fazenda é referência na pecuária e em sistema de integração na agricultura.

De acordo com o Prof. Juliano, com 1000 ha de área de pastagem de capim Tifton 85 adubado e pastejado na época das chuvas, estes projetos mantêm em torno de 10.000 cabeças nessa área durante 6 a 8 meses. “Os animais são recriados no tifton 85 com suplementação de 0,4% do peso vivo para encurtar a fase da recria. Quando atingem 360 kg eles são confinados e abatidos com 510 a 540 kg com mais de 55% de rendimento de carcaça”, explica.

Segundo o professor, é de sua responsabilidade a produção de forragem para manter esta lotação nas águas e também o treinamento da equipe sobre o manejo da pastagem e do pastejo. “Jogamos em torno de 400 kg de nitrogênio por hectare por ano parcelado em 6 a 8 ciclos de pastejo. O Tifton 85 responde muito bem a adubação, é fundamental o monitoramento do acúmulo de matéria seca, capacidade de suporte e ajuste de lotação para não ocorrer super ou sub pastejo. O foco dessa visita foi ajustar a adubação que teve início em novembro e treinar a equipe como mensurar através da técnica direta de mensuração de forragem os parâmetros de crescimento necessários para auxiliar o manejo”, conta Resende.

A nutrição dos bovinos é feita pela empresa INTEGRAL Nutrição Animal, sob a orientação do Zootecnista Helbert Carneiro Santana. O professor conta que o grande diferencial desse projeto é a competência da equipe, que é formada na sua maioria por jovens, porém altamente comprometidos com os resultados.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *