Primeiras aulas do Curso de Psicologia da Fazu são destacadas pela inovação e interdisciplinaridade

A Fazu (Faculdade Associada de Uberaba) celebrou um marco histórico ao finalizar fevereiro com a primeira semana de aulas do Curso de Psicologia, recém lançado pela Instituição. Este novo curso simboliza um passo significativo da instituição na ampliação de seu espectro acadêmico. A estrutura curricular do curso foi cuidadosamente desenvolvida para incorporar as práticas e teorias mais eficazes e atuais, visando oferecer uma formação profissional completa. Desde o início, os alunos foram imersos em uma variedade de disciplinas projetadas para desafiar o entendimento tradicional da psicologia e explorar novas fronteiras do conhecimento.

Durante a primeira semana de aula, os estudantes do primeiro período tiveram a oportunidade de participar de experiências educativas diversificadas e ricas. Na disciplina “Construção do Pensamento Psicológico”, ministrada pela MsC. Hevelyn, os alunos puderam distinguir entre a Psicologia Científica e o senso comum, uma base fundamental para o entendimento da ciência psicológica.

A inovação pedagógica também se fez presente na aula de “Terapias Assistidas por Pets”, conduzida pela Dra. Taís, onde foi discutida a importância da relação entre humanos e animais no tratamento de condições como esquizofrenia, Transtorno do Espectro Autista (TEA), e crises de ansiedade. Essa abordagem evidencia a natureza interdisciplinar do curso, abrindo caminhos para a integração entre diferentes áreas do saber.

Outro destaque foi a aula de Genética, com o Professor Dr. Luan, onde os alunos puderam analisar amostras de sua própria saliva em um laboratório multiuso, aprendendo sobre enzimas digestivas de uma maneira prática e envolvente. Essa experiência reforça a importância da pesquisa e da aplicação prática no aprendizado.

A história da psicologia também ganhou foco com a atividade de construção de uma linha do tempo, incentivando os alunos a explorarem a evolução da disciplina ao longo dos anos. Sob a orientação da professora MsC. Sheilla Parreira, essa atividade permitiu uma compreensão aprofundada das raízes e do desenvolvimento da psicologia como ciência.

Adicionalmente, o curso oferece uma disciplina sobre leitura e produção de texto, ministrada pela professora Esp. Mônica, que trabalhou o tema de comunicação interprofissional em diversos cenários, desafios e soluções.

O professor Dr. Diego liderou a turma em um projeto de metodologia científica para o mapeamento de dados demográficos dos alunos, uma iniciativa prática que visa desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica entre os estudantes. Os alunos também participaram da disciplina de Filosofia e Sociologia, do professor Pablo.

Os alunos serão guiados à Biblioteca Dora Sivieri, na próxima semana, o Curso de Psicologia da Fazu se posiciona como um programa rico em conteúdo e práticas inovadoras.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *