Acadêmicos da Fazu participam de aula prática de Fisiologia Vegetal

Acadêmicos dos cursos de Engenharia Agronômica e Zootecnia da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) tiveram a oportunidade de expandir seu conhecimento prático em Fisiologia Vegetal. Ministrada pela professora Márcia Borges, a aula foi realizada no campus da Fazu, permitindo que os alunos observassem de perto exemplares vegetais de diversos portes, desde pequenos arbustos até grandes árvores.

Durante a atividade, os alunos foram introduzidos aos diferentes tipos de plantas, incluindo as categorias C3, C4 e CAM, uma classificação que se refere às rotas metabólicas que as plantas utilizam para capturar carbono durante o processo de fotossíntese. Além disso, houve a coleta de sementes, que serão utilizadas em práticas futuras envolvendo hormônios vegetais, ampliando ainda mais o aprendizado prático dos estudantes.

“Um dos aspectos abordados foi a taxa de fotorrespiração e o tamanho da área fotossintética dos vegetais, além da análise dos pigmentos fotossintéticos que variam do roxo ao verde. Esses tópicos são fundamentais para entender como as plantas absorvem luz e energia para crescer e desenvolver”, explica Márcia.

A aula se estendeu até o plantio de milho, onde foi discutida a arquitetura das plantas dentro da fisiologia vegetal, abrangendo desde o sistema radicular até o ápice da parte aérea. Essa parte da aula destacou a importância de compreender os estádios fenológicos das plantas e suas rotas metabólicas, elementos cruciais para o manejo agrícola eficaz e sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *