Grupo de Estudos em Pequenos Ruminantes da Fazu participa do Inter Tech Ovinos em São José do Rio Preto

O Grupo de Estudos em Pequenos Ruminantes (CePRum) da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) marcou presença no evento “Inter Tech Ovinos”, realizado durante a 3ª Feira Noroeste Paulista de Ovinos e a 16ª Exposição Nacional das Raças Dorper & White Dorper, que ocorreu no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, em São José do Rio Preto, no último dia 13 de outubro. Na ocasião, alunos da Fazu e a professora Flavia Malacco Moreira tiveram a oportunidade de assistir ao julgamento de ovinos da raça Dorper e participar de palestras técnicas sobre a ovinocultura nacional.

Este evento foi promovido por três importantes entidades do segmento ovino, a Associação Paulista de Criadores de Ovinos (Aspaco), a Associação Brasileira de Criadores do Dorper e do White Dorper (ABCDorper) e a Associação do Noroeste Paulista de Ovinocultores (ANPOvinos), que se uniram em prol de um dia de compartilhamento de conhecimento e networking no campo da ovinocultura.

A programação do evento foi rica em conteúdo e reuniu palestrantes de alto nível. O Engenheiro Agrônomo Giancarlo Antoni, Inspetor Técnico da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO-Ovinos), liderou o painel sobre genética ovina, abordando a “Seleção e reposição de carneiros: por quanto tempo manter o reprodutor no rebanho pensando na endogamia”.

Em seguida, o médico veterinário Olivardo Facó, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Caprinos e Ovinos, discutiu o “Melhoramento da genética de ovinos no Brasil e o que devemos selecionar”. A Dra. Camila Raineri, Professora da Universidade Federal de Uberlândia, compartilhou seu conhecimento sobre a “Ovinocultura em pequena escala: vender na desmama ou confinar?”.

Para encerrar com chave de ouro o Inter Tech Ovinos, o Engenheiro Agrônomo Luiz Fernando Gottardi, da Cabanha Araçá, apresentou a palestra “Mercado de fêmeas: destinos para cordeiras, borregas e ovelhas”.

“A participação do CePRum da Fazu no evento Inter Tech Ovinos reforça o compromisso da instituição com o aprimoramento e desenvolvimento da ovinocultura no Brasil. A troca de conhecimento e as discussões sobre genética, melhoramento da produção e mercado ovino contribuem para o crescimento sustentável dessa importante área da pecuária nacional”, destaca Flávia Malacco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *