Gepea Fazu: desbravando o fascinante universo da entomologia

Desde sua criação em 2016, o Gepea (Grupo de Estudos e Pesquisa em Entomologia Aplicada) tem se destacado na Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) como uma iniciativa inovadora e transformadora. Sob as lideranças dos professores Diego Fraga e Luan Odorizzi, o grupo tem como objetivo principal fortalecer o conhecimento dos alunos sobre questões entomológicas, proporcionando um espaço dinâmico e colaborativo para explorar o fascinante universo dos insetos.

A entomologia, derivada da junção das palavras “entomo” (inseto, em latim) e “logia” (estudo, em latim), é uma ciência que desperta curiosidade e intriga. No Gepea, a cultura entomológica é criada e difundida entre a comunidade acadêmica por meio da realização de estudos e pesquisas conduzidos tanto por alunos quanto por professores da Fazu.

O grupo se concentra em diversas áreas de pesquisa, abrangendo linhas de estudo fundamentais para o Manejo Integrado de Pragas. A amostragem de insetos-praga, o controle biológico de pragas, a ecologia de insetos e a biologia de insetos são apenas algumas das frentes de pesquisa exploradas pelo Gepea, que busca constantemente avançar e contribuir para o desenvolvimento dessas áreas.

Uma das ações do Gepea são as reuniões semanais, realizadas todas as quartas-feiras, das 18h às 19h. Durante esses encontros, os membros do grupo têm a oportunidade de discutir temas atuais e relevantes relacionados ao Manejo Integrado de Pragas, ao Controle Biológico, à Ecologia e à Biologia de Insetos. Através de práticas, debates e discussões estimulantes, o Gepea visa enriquecer o conhecimento de seus participantes e criar um ambiente favorável para a disseminação da cultura entomológica na Fazu.

Além das reuniões semanais, o Gepea se dedica à realização de pesquisas que contribuem para o avanço científico na área da entomologia. Projetos de iniciação científica são desenvolvidos sob a orientação dos professores responsáveis, o Dr. Diego Felisbino Fraga e o Dr. Luan Alberto Odorizzi dos Santos. Essas pesquisas possibilitam aos estudantes aprofundar seus conhecimentos, desenvolver habilidades de investigação científica e contribuir ativamente para o campo da entomologia.

Além disso, o Gepea participa ativamente da organização e participação em eventos relacionados ao tema. Palestras, workshops e simpósios são promovidos pelo grupo, trazendo renomados especialistas da área para compartilhar suas experiências e conhecimentos. Esses eventos oferecem aos membros do Gepea a oportunidade de expandir sua rede de contatos, trocar ideias com profissionais renomados e se manter atualizados sobre os avanços mais recentes no campo da entomologia.

Acompanhe também as atividades do grupo nas redes sociais, onde você encontrará atualizações sobre projetos em andamento, eventos futuros e conteúdos relacionados ao mundo fascinante da entomologia. Se você está interessado em participar do Gepea, basta entrar em contato com os professores Diego ou Luan.

“O Gepea da Fazu é um convite para desbravar o desconhecido, mergulhar em um universo repleto de mistérios e desafios, e contribuir ativamente para o avanço da ciência entomológica. Junte-se a nós nessa jornada de descobertas e prepare-se para se maravilhar com a complexidade e importância dos insetos em nossas vidas”, enfatiza Diego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *