Fórum Latino-Americano aborda a ILPF como base de sequestro de carbono na produção agropecuária

Com o objetivo de mostrar o potencial do sequestro de carbono de sistemas em integração e as políticas públicas de fomento à adoção da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), o pesquisador A da Embrapa Cerrados, Luiz Adriano Maia Cordeiro, ministra palestra no dia 25/08, de 10h30 às 11h30, no Fórum Latino Americano do Agronegócio Sustentável, promovido pela Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba). O evento acontece entre os dias 23 a 25 de agosto, no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, em Uberaba/MG, durante a ExpoGenética 2016. Saiba mais sobre o Fórum e inscreva-se clicando aqui.

A palestra tem o intuito de apresentar o conceito de sistemas em integração e de intensificação sustentável; mostrar as estratégias de ​mitigação d​as mudanças climáticas e do aquecimento global e apresentar ​a ILPF como base de sequestro de carbono na produção agropecuária.

Luiz Adriano afirma que, em uma visão de futuro, a demanda crescente por alimentos, bioenergia e produtos florestais, em contraposição à necessidade de redução de desmatamento e mitigação da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), exige soluções que permitam incentivar o desenvolvimento socioeconômico sem comprometer a sustentabilidade dos recursos naturais. “A intensificação sustentável do uso da terra em áreas agrícolas e o aumento da eficiência dos sistemas de produção podem contribuir para harmonizar esses interesses. É nesse cenário que todos os sistemas em integração contemplam tanto os sistemas sem componente florestal (Integração Lavoura-Pecuária ou Sistema Agropastoril) como os sistemas com componente florestal (Integração Lavoura-Floresta ou Sistema Silviagrícola, Integração Pecuária-Floresta ou Sistema Silvipastoril e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta ou Sistema Agrossilvipastoril), têm sido apontadas como alternativas para conciliar esses conflitos de interesse da sociedade”, explica Cordeiro.

Os sistemas de integração com e sem componente florestal propiciam benefícios como o ​aumento do estoque de carbono e redução das emissões de GEE​, mas que também promovem aumentos de produtividade​; melhoria dos atributos físicos, químicos e biológicos do solo​​ devido ao aumento da matéria orgânica do solo​, redução da pressão de desmatamento de novas áreas pelo efeito “poupa-terra”​, estabilidade econômica e do aumento da renda com a diversificação das atividades​, redução de custos e redução da vulnerabilidade aos riscos climáticos.

De acordo com Luiz, a produção agropecuária moderna precisa ser realizada de forma compatível com a disponibilidade de recursos naturais bem como promovendo a melhoria da qualidade ambiental, e não o contrário. “São intensos os apelos para que seja difundida em todo o mundo a concepção da agricultura sustentável. Mas, os técnicos, estudantes e produtores rurais precisam conhecer melhor estes conceitos e as tecnologias disponíveis para tal, e ainda ter uma clara noção de seus benefícios para que consigam implantar sistemas mais sustentáveis de forma menos arriscada e com maior chance de sucesso. Além disso, é possível se obter ganhos no futuro por se adotar sistemas sustentáveis de produção, como por exemplo a certificação e valorização de produtos”, ressalta o pesquisador A da Embrapa Cerrados, Luiz Adriano Maia Cordeiro.

Sobre Luiz Adriano Maia Cordeiro
Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1991), Mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e Doutorado em Fitotecnia (Manejo de Solos e Culturas) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Atualmente, é pesquisador da Embrapa Cerrados, atuando na Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos/SP, onde realiza atividades de Transferência de Tecnologia. Luiz Adriano tem experiência e atua em Sistemas Sustentáveis de Produção, Integração Lavoura-Pecuária (ILP), Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), Sistema Plantio Direto, Agricultura de Precisão e Agricultura de Baixa Emissão de Carbono.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *