Fazu recebe alunos da Escola Municipal Norma Sueli Borges para projeto sobre abelhas

Com o objetivo de apresentar a importância das abelhas para o ecossistema e a cadeia alimentar, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) por meio do Projeto Extensionista recebeu no último sábado (04), professores e alunos da Escola Municipal Norma Sueli Borges.

O projeto é coordenado pela professora Renata Barbieri Trevisan, responsável pelo setor de Apicultura. “Nesta ação foram apresentadas formas de preservação das nossas abelhas, além da preparação de iscas de captura de abelhas sem ferrão”, afirma Renata.

As abelhas sociais ainda são vistas por muitos sob o aspecto negativo, pelo fato de existirem aquelas que são mais defensivas e poderem provocar algum acidente promovido pelas suas ferroadas. Como também, são associadas apenas como produtoras de mel ou própolis. Porém, o que pouco se sabe pela população é sobre sua relação com a produção de alimentos.

As abelhas são os principais agentes polinizadores que promovem a reprodução de diversas espécies de plantas e, por consequência, beneficiam a produção de alimentos, podendo aumentar e melhorar a qualidade de diversos frutos. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, 2021), cerca de 90% das espécies de plantas com flores silvestres dependem total ou parcialmente da polinização animal.

“As abelhas sem ferrão, por não possuírem um sistema defensivo tão ativo, possibilita sua criação em espaços urbanos, e pode ser disseminada dentro de centros educacionais, casa domésticas, praças públicas etc. Levar estes conhecimentos para a comunidade, e acima de tudo, para o público infantil, despertará a consciência das crianças a fim de serem defensoras destes insetos e disseminadoras de conhecimento. Como também, terão consciência sobre as possibilidades de atuação de um profissional das ciências agrárias na Meliponicultura e Apicultura”, esclarece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *