Fazu participa da 1ª Reunião da ‘Rede Gir Leiteiro’

Em uma demonstração de excelência e inovação no campo da pesquisa, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) marcou presença de forma significativa na 1ª Reunião da ‘Rede Gir Leiteiro’. Os pesquisadores Arthur Alves, Juliana Paschoal e Camila Raymundo representaram a instituição na reunião, apresentando as pesquisas sobre o Gir Leiteiro realizadas na Fazu.

A rede é formada por representantes da Fazu, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGil), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Leite, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), , Instituto de Zootecnia de São Paulo (IZ-APTA), e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os projetos da Fazu apresentados nesse encontro destacaram-se por sua relevância e potencial impacto para o setor.

Entre as pesquisas, a 1ª Prova de Produção de Leite Tropical chamou atenção por sua abordagem inovadora em avaliar o desempenho produtivo de fêmeas primíparas, sob as condições específicas do clima tropical e em sistemas de produção econômicos. Este estudo, realizado em parceria com a ABCZ, é pioneiro em seu foco e apresenta dados valiosos para o melhoramento da produção leiteira na região.

Já a 15ª Edição da Prova de Pré-seleção de Touros Gir Leiteiro, realizada em colaboração com a Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) e Embrapa Gado de Leite, visa selecionar touros com genética superior para o Teste de Progênie. Este processo é essencial para identificar indivíduos que possam contribuir significativamente para o aumento da produção leiteira através de suas descendentes, uma estratégia chave para o fortalecimento genético da raça Gir Leiteiro no país.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *