Acadêmica da Fazu avalia dados de 22 mil bovinos em confinamento para TCC

Estudante do Curso de Zootecnia da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Paula Rossi, dedica seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) à avaliação de indicadores zootécnicos, econômicos e ambientais de 22 mil bovinos de corte em sistema de confinamento. Este trabalho é realizado no Confinamento Planalto do Grupo Boa Esperança, situado em Conceição das Alagoas (MG). O TCC é realizado sob orientação do professor Arthur Alves.

O foco de Paula é analisar e comparar o desempenho de diferentes grupos genéticos de bovinos sob condições de confinamento, levando em consideração fatores como ganho médio diário (GMD), consumo de matéria seca (CMS), pesos de entrada e saída, ganho de carcaça, dias de ocupação, eficiência alimentar, custo da arroba produzida, retorno sobre o capital investido, produção de metano, relação entre produção de metano e ganho de carcaça, e perdas de nitrogênio nas fezes.

Natural de Conceição das Alagoas (MG), Paula destaca a importância prática e educacional de seu trabalho. “Está sendo de muito aprendizado, onde consigo colocar em prática muito do que pude aprender nos ensinamentos no Curso de Zootecnia na Fazu. Há 1 ano e 4 meses trabalho no Confinamento Planalto, mas comecei fazendo estágio obrigatório. Aí eles gostaram do meu trabalho e fui efetivada”. Este projeto não apenas solidifica seu conhecimento acadêmico, mas também contribui significativamente para a pecuária sustentável, um tema de crescente importância no cenário agropecuário mundial.

“A pesquisa de Paula pode fornecer dados importantes que poderão ajudar produtores a otimizar seus sistemas de produção, não apenas em termos de produtividade e lucratividade, mas também em sustentabilidade, minimizando o impacto ambiental da pecuária. Com a crescente demanda por práticas agrícolas mais sustentáveis, pesquisas como a de Paula são fundamentais para o futuro da indústria”, destaca Arthur.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *