Fazu fecha parcerias internacionais durante a ExpoZebu 2016

Com o objetivo de reforçar seu processo de internacionalização, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) assinou convênio com empresa do México, sinalizou parceria com uma universidade localizada em Miami-Dade, no estado americano da Flórida e ampliou parceria com a Asocebu Bolívia para os interessados no Vestibular Junho 2016 poderem realizar as provas em seu país de origem.

Além dessas, a Fazu iniciou processo para parceria com a Colômbia, Paraguai, Guatemala e Costa Rica. As parcerias aconteceram durante a ExpoZebu, maior exposição das raças zebuínas do mundo, que aconteceu do dia 30 de abril a 07 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG.

México

Cerca de 30 mexicanos visitaram o campus da Fazu, na quinta-feira (05/05), eles foram recebidos pelo diretor acadêmico Carlos Henrique Cavallari, pelo supervisor acadêmico Alexandre Lúcio Bizinoto, pela coordenadora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Renata Serafim, e pelo superintendente Comercial e de Marketing da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), Juan Lebron Casamada. Os pecuaristas estrangeiros vieram por meio da empresa Innova Multiplicare S.A. de C.V., localizada em Chiapas, no México, e estavam sendo liderados pelo diretor geral da Innova, Oswaldo Erwing Iturbe Orbe.

De acordo com a professora Renata Serafim, o principal objetivo da parceria entre a Fazu e a Innova Multiplicare é estabelecer relações de cooperação entre ambas. “A parceria deve proporcionar o desenvolvimento da cultura, do ensino superior, da pesquisa e tecnologia. Publicar artigos através da Revista del Cebú, que faz parte do grupo desta empresa, promover intercâmbio de informações como também de alunos”, explica.

​ ​Também estiveram presentes na visita, o Secretário de Agricultura do México, Francisco J. Gurrian Treviño, Juan Manuel Conde Mena da Asociación de Criadores de Ganado Bovino de Estado Yucatán e Erik O. Abrahamsson Blankeship, do Rancho Meba Pavitos. Na ocasião, foi assinado um acordo com a H. Ayuntamiento de Arriaga, da Prefeitura Municipal de Arriaga, localizada em Chiapas. “Com eles seria viabilizar ações municipais, que dependem do legislativo da cidade, de forma a intensificar a vinda de alunos para a Fazu, dentre outros benefícios”, conta Renata.

Miami

Na terça-feira (03/05), o diretor acadêmico da Fazu, Carlos Henrique Cavallari Machado, e o supervisor acadêmico, Alexandre Lúcio Bizinoto, participaram de uma reunião com o Senador Javier Souto, Comissionado do Distrito 10 de Miami-Dade. A reunião teve o objetivo de estreitar uma possível parceria entre a Fazu e uma Universidade em Miami, ampliando o intercâmbio entre alunos das duas instituições.

O diretor internacional da ABCZ e Brazilian Cattle, Antônio Pitangui de Salvo e o superintendente Comercial e de Marketing da ABCZ, Juan Lebron também participaram da reunião que aconteceu no Brazzilian Cattle, na ABCZ

Bolívia

Por meio da visita do presidente da Asocebu Bolívia (Associação Boliviana dos Criadores de Zebu), Erwin Rek Lopez e do diretor técnico, Dr. Fernando Balderramas, a Fazu informa a possibilidade dos interessados no Vestibular Junho 2016 poderem realizar as provas na Bolívia.  A ampliação do convênio com a atual maior parceria da Faculdade aconteceu durante a ExpoZebu 2016.

De acordo com o direto acadêmico da Fazu, Carlos Henrique Cavallari, além da bolsa de estudos para os filhos de associados, a Fazu vai levar para a Bolívia a coordenação de provas zootécnicas oficias e a programação de vários cursos de extensão no país.

A Asocebu Bolívia é parceira da Fazu há quase 10 anos. Após o convênio, desde a implantação sistema acadêmico, em 2007, mais de 22 estudantes bolivianos se formaram na faculdade. Atualmente, 49 alunos estão matriculados na Fazu, nos cursos de Zootecnia, Agronomia e Agronegócio.

Outras parcerias

Durante a ExpoZebu, a Fazu firmou parceria com as empresas: Major Nutrição Animal e com a Coimma, maior fabricante de balanças e troncos da América Latina. “Esses projetos foram firmados e iniciados durante a ExpoZebu, e a Fazu está preparada para fazer com que realmente aconteça esse intercâmbio tecnológico entre nós e esses países”, afirma Carlos Henrique Cavallari.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *