Laboratório de Nutrição Animal da Fazu recebe selo de qualidade

O Laboratório de Nutrição Animal da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) recebeu um selo de controle de qualidade, certificado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). O selo é um passaporte para o reconhecimento do laboratório da Fazu perante a comunidade científica, pois atesta a acurácia e a qualidade da metodologia aplicada nas análises bromatológicas, e garantem o melhor resultado, sendo o mais próximo da realidade, com o menor coeficiente de variação possível.

De acordo com a supervisora de laboratório, Marta Tovo, possuir o selo de qualidade certificado pela EMBRAPA, empresa renomada nacional e internacionalmente, significa dizer que a faculdade está no patamar de qualidade exigido pela referida empresa e contribuindo para que as formulações de rações realizadas pelo Brasil a fora sejam feitas com maior rigor e respeitando o que verdadeiramente cada alimento apresenta em sua composição química. “É necessário muito empenho, dedicação e profissionalismo de toda equipe do laboratório para que os resultados cumpram os protocolos exigidos pela Embrapa”, ressalta Marta.

O selo para as Instituições de ensino superior (IES) é extremante importante. É frequente a participação de alunos em projetos oferecidos pela própria faculdade ou por empresas parceiras durante a graduação. Em muitos desses projetos é necessária à realização de análises, para o aprofundamento dos estudos. O selo confere a esses projetos uma garantia de que os resultados estão dentro dos parâmetros exigidos. “Nota-se que esta certificação tem influência direta na vida acadêmica do aluno, pois os projetos irão constar em seu currículo e agregar valor ao mesmo. Credibilidade é um dos bens mais valiosos de qualquer organização, seja ela pública ou privada”, afirma a supervisora.

Sobre os Laboratórios da Fazu

A Fazu tem uma estrutura completa de laboratórios para atender a comunidade, em especial os produtores rurais, no que diz respeito às análises de Solo e Nutrição Animal. O objetivo da análise de Nutrição Animal é avaliar a disponibilidade dos nutrientes contidos em forragens, silagens, matérias primas e rações utilizadas na alimentação dos animais domésticos zootécnicos. Hoje, a alimentação animal segura é um fator determinante para a competitividade da pecuária nacional, tanto no mercado interno quanto externo, sempre focado em proporcionar o melhor resultado econômico para os clientes. A análise do solo é outro serviço prestado pelos laboratórios da Fazu. Através do link “Estrutura” no site da Fazu (www.fazu.br), os produtores rurais podem obter mais informações sobre como proceder corretamente durante a coleta de amostras a serem analisadas, bem como ter acesso aos valores para a realização das análises.

Os laboratórios da Fazu estão situados no interior do campus da faculdade, em Uberaba/MG.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *