Fazu é Tech: Pós-graduação implementa nova área de atuação focada na Tecnologia

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) implementou uma nova área de trabalho na Pós-graduação, dedicada inteiramente à Tecnologia. O coordenador de Tecnologia da Pós Fazu, professor MsC. Rogério Bernardes Andrade, compartilhou detalhes sobre essa inovação educacional. A oferta inclui dois novos cursos: a Pós em Inteligência Artificial e Indústria Data Driven e a Pós em Inteligência Artificial e Inovação no Agro, ambos programados para receber matriculas a partir de 18 de março de 2024.

O professor Rogério ressalta a importância dessa nova área. “A inclusão de novas tecnologias no setor agro visa não apenas modernizar as práticas agrícolas, mas também torná-las mais sustentáveis e competitivas. A capacitação de profissionais para lidar com essas tecnologias é crucial, pois há uma demanda crescente por especialistas que possam integrar avanços tecnológicos para aumentar a produção, melhorar a qualidade dos produtos e reduzir custos operacionais”.

A nova área de Tecnologia, focada em Inteligência Artificial na Modernização do Agro e na Indústria Data Driven, tem como objetivo preparar os profissionais para um mercado altamente competitivo. “Queremos fornecer uma educação robusta em Inteligência Artificial (IA), capacitando-os a aplicar essas habilidades na modernização do setor agropecuário e na indústria. Além disso, buscamos estimular a capacidade de inovar e empreender, criando novas soluções e startups que possam contribuir para o avanço tecnológico do Brasil”, destaca Rogério.

Sobre o impacto dessa iniciativa no mercado, Rogério destaca que existe uma busca hoje por profissionais altamente qualificados em IA. “A ideia é fomentar o desenvolvimento e a exportação de soluções disruptivas, posicionando o Brasil como um líder em inovação tecnológica no cenário global”.

O curso de Inteligência Artificial e Indústria Data Driven é uma formação estratégica destinada a preparar profissionais para a transformação digital da indústria. Abrange desde os fundamentos de IA e machine learning até aplicações avançadas, como aprendizado profundo, processamento de linguagem natural e visão computacional, enfocando também na gestão de cadeias de suprimentos, análise de dados industriais e inovações da Indústria 4.0. Esse curso promete impulsionar a eficiência operacional, a inovação em produtos e serviços, e a criação de fábricas inteligentes.

Já o curso de Inteligência Artificial e Inovação no Agro visa preparar profissionais para aplicar a IA na agricultura moderna, cobrindo desde os princípios básicos de IA e aprendizado de máquina até aplicações especializadas. O objetivo é capacitar os estudantes para implementar soluções de IA que aumentem a eficiência, melhorem a sustentabilidade e impulsionem a inovação no campo.

Rogério, com uma trajetória marcada pela inovação e pelo compromisso com a educação tecnológica, traz um currículo repleto de experiências significativas. Mestre em inovação tecnológica pela UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), ele tem se dedicado à docência em inteligência artificial por mais de uma década e meia. Como CEO da RBADATASCIENCE, lidera treinamentos na vanguarda da ciência de dados, compartilhando conhecimento como escritor e palestrante, sempre com o objetivo de inspirar e capacitar outros a explorar o potencial ilimitado da tecnologia.

Na Fazu, Rogério encontra a oportunidade de aliar sua expertise à visão da instituição, formando profissionais que liderarão as próximas ondas de inovações no agronegócio e na indústria 4.0. “Pretendo trazer uma abordagem multidisciplinar que não apenas ensine, mas também inspire os alunos a serem criadores de mudanças, equipados com as ferramentas e o pensamento crítico necessários para prosperar em um mundo orientado por dados. Juntos, podemos cultivar uma nova geração de líderes que irão colher os frutos da tecnologia para um futuro mais sustentável e eficiente”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *