Acadêmicos da Fazu aprendem sobre pecuária de precisão com tecnologias utilizadas na Fazenda Escola da Fazu

Estudantes do 9º período dos cursos de Engenharia Agronômica e Zootecnia da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) tiveram a oportunidade de conhecer na prática na disciplina de Tecnologias de Precisão. Sob a orientação do professor Matheus Alves, a aula na Fazenda Escola proporcionou aos alunos um contato direto com inovações tecnológicas no campo da pecuária de precisão, graças à parceria com as empresas Ponta (anteriormente conhecida como Intergado) e mOOvement.

De acordo com o professor Matheus, os alunos conheceram a solução “Intergado Efficiency”, uma tecnologia da empresa Ponta implementada no confinamento da Fazu, que automatiza o controle da quantidade de alimento consumido pelos animais. “Isso é possível através de um sistema que identifica o animal ao entrar no cocho e mede a diferença de peso do alimento antes e após a alimentação, permitindo uma gestão precisa do consumo. Além disso, a tecnologia possui uma balança de pesagem voluntária, que registra o peso dos animais a cada vez que estes consomem água, minimizando o estresse e otimizando o manejo dentro da fazenda”, explica.

Por outro lado, a mOOvement, uma companhia holandesa especializada em tecnologias de rastreamento de gado, trouxe para a Fazenda Escola uma ferramenta: o “GPS Ear Tag”. Essa etiqueta auricular com GPS embutido permite o monitoramento em tempo real dos bovinos, mesmo em áreas remotas sem cobertura de rede móvel. A introdução dessa tecnologia na Fazu foi uma iniciativa de Sergio do Carmo, zootecnista formado pela instituição e representante da mOOvement no Brasil por meio de intermédio com o professor Matheus Alves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *