Engenheiro Agrônomo formado pela Fazu é nomeado diretor executivo da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem

O Engenheiro Agrônomo formado pela Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Eusímio Fraga, foi recentemente nomeado diretor executivo da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID), para o triênio 2024-2027, durante sessão solene realizada em Brasília (DF). A Fazu expressa orgulho e congratulações a Eusímio por esta conquista significativa. Uma das instituições mais prestigiadas no setor agrícola do país, a ABID foi criada em 1972 e é uma entidade chave para o avanço da irrigação e drenagem no Brasil. Entre suas principais contribuições estão a Revista ITEM e o Congresso Brasileiro de Irrigação e Drenagem (CONIRD), ambos fundamentais para a disseminação de conhecimento e inovação no setor.

Eusímio Fraga, graduado pela Fazu em 2009, tem um histórico acadêmico e profissional impressionante. Além de sua graduação em Engenharia Agronômica pela Fazu, ele possui formação em Tecnologia em Irrigação e Drenagem pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), é mestre em Irrigação e Drenagem pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) e PhD em Engenharia de Sistemas Agrícolas pela mesma instituição, incluindo um período de Doutorado Sanduíche na University of California, em Davis (UC Davis).

Atualmente, Eusímio é Professor Adjunto do Instituto de Ciências Agrárias na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), campus Monte Carmelo, e membro permanente dos programas de Mestrado Acadêmico em Agricultura e Informações Geoespaciais (UFU) e Produção Vegetal (IFTM). Com 31 artigos científicos publicados em periódicos indexados e inúmeras contribuições em eventos da área, sua atuação abrange Engenharia de Água e Solo, Engenharia de Irrigação, Agrometeorologia, entre outros, com foco especial em cafeicultura irrigada e irrigação deficitária.

A conexão de Eusímio Fraga com a Fazu se estende além de sua formação acadêmica; ele compartilha uma ligação familiar diretamente com o corpo docente da instituição. Seu irmão, Diego Fraga, é um importante professor e também egresso da Fazu. A colaboração entre Eusímio e Diego na área acadêmica e de pesquisa reflete o dinamismo e a sinergia que podem ser gerados quando o talento é acompanhado por laços familiares e institucionais fortes.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *