Fazu e SEMPRE AgTech testam dois híbridos de milho e elevam otimização da produtividade de silagem

Em uma colaboração exemplar entre a academia e a indústria, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) e a SEMPRE AgTech concluíram um projeto de pesquisa, focado na otimização da produção de silagem de milho. A pesquisa, que testou dois híbridos de milho diferentes – 20A44 e 20A12 – sob duas densidades de plantio distintas, 55.000 e 60.000 plantas por hectare, revelou resultados promissores, com uma produção média de 62 toneladas por hectare. Notavelmente, o híbrido 20A12 destacou-se, alcançando quase 70 toneladas por hectare.

O coordenador do Curso de Zootecnia da Fazu, Rayner Barbieri, ressaltou a importância da parceria com a SEMPRE AGTech e os benefícios qualitativos para a silagem utilizada posteriormente no confinamento de gado. “A pesquisa não só garantiu a qualidade superior do milho para silagem, mas também promoveu práticas agrícolas sustentáveis e eficientes”, destaca Rayner.

A silagem de milho, utilizada exclusivamente como volumoso nas dietas de bovinos confinados, compõe 60% da base da matéria seca da alimentação, desempenhando um papel importante no desempenho dos animais. A pesquisadora e responsável pelas provas de desempenho de bovinos na Fazu, Juliana Paschoal, destacou o impacto direto da qualidade da silagem no ganho de peso dos animais. “Na safra anterior, a utilização do milho da SEMPRE resultou em silagem com 9% de proteína, 47% de FDN (Fibra em Detergente Neutro) e uma digestibilidade de FDN de 43%, contribuindo para um ganho de peso médio de 1,7 kg por dia por animal”.

O representante técnico de vendas da SEMPRE AgTech, André Souza, destacou a superioridade do híbrido 20A12, destinado à produção de silagem. “Com características como alto porte da planta, espigas de qualidade e resistência a doenças, o 20A12 prova ser um material valioso para agricultores e pecuaristas, promovendo uma lavoura saudável e produtiva”.

A parceria entre a Fazu e a SEMPRE AGTech transcende a pesquisa, englobando a difusão de conhecimento através de dias de campo e outras iniciativas educacionais. “O valor dessa colaboração, não apenas para o avanço acadêmico mas também para a aplicação prática no campo. A Fazu, sempre buscando associar-se a empresas de renome e ética, vê na SEMPRE um parceiro estratégico para fomentar inovação e resultados sustentáveis no agronegócio”, finaliza o coordenador de Projetos da Fazu, Arthur Alves.

Este projeto de pesquisa ressalta o potencial de parcerias estratégicas entre instituições educacionais e empresas do setor agropecuário, visando o avanço tecnológico e a sustentabilidade na produção agrícola e pecuária. A Fazu e a SEMPRE AGTech, juntas, estabelecem um marco importante na busca por eficiência, qualidade e inovação no setor agro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *