Fazu doa mudas e sementes na 38ª Mostra do Museu do Zebu

Na tarde desta sexta-feira (28), aconteceu o lançamento da 38ª Mostra do Museu do Zebu, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). O evento marca o início da 88ª ExpoZebu e contou com a distribuição de mudas pela Fazu.

Os alunos da Fazu atuaram na distribuição de mudas do cerrado, frutíferas e ornamentais, além de sementes de Ype Amarelo. A professora Márcia Borges explicou como é feita a produção de mudas no Viveiro de Mudas da Fazu, tornando a iniciativa uma oportunidade para os interessados aprenderem sobre o processo.

Durante o evento, a vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Ana Claudia Mendes Souza, agradeceu a participação da Fazu. “Eu só queria realmente aproveitar esse momento para reforçar a importância do que significa a doação das mudas e agradecer a Fazu”. Ana Claudia e Iara Maria Vieira Marquez visitaram o espaço e conheceram as espécies doadas.

O Viveiro de Mudas da Fazu é responsável pela produção de diversas espécies de plantas, produzindo mudas de qualidade, que são utilizadas em projetos de restauração ecológica, arborização urbana, fruticultura, paisagismo e outras finalidades.

“Entre as espécies produzidas no viveiro, estão mudas de árvores nativas do cerrado, frutíferas, ornamentais, plantas medicinais, entre outras. O processo de produção das mudas envolve desde a seleção das sementes até o transplante das mudas para recipientes maiores”, explica Márcia.

O médico cardiologista e autor do livro “Sinal verde para a carne vermelha”, Wilson Rondó Jr, conheceu o trabalho da Fazu e parabenizou a iniciativa de doação de mudas e contou sobre a sua paixão pela natureza. “É muito importante vermos esse trabalho sendo realizado. A preservação do meio ambiente é fundamental para a nossa saúde e qualidade de vida”, afirmou o médico.

Além da Mostra do Museu do Zebu, a Fazu realizará a distribuição de mudas gratuitamente no Seminário Zebu Carbono Neutro, na próxima segunda-feira (1), próximo do Museu do Zebu.

A Mostra do Museu do Zebu, nesta edição, destaca a origem milenar das raças zebuínas e sua contribuição para a pecuária nacional ao longo dos anos, tornando o Brasil uma referência mundial em produção sustentável, gerando riquezas para diversos segmentos da sociedade. A exposição apresenta vários aspectos do Zebu brasileiro, desde as primeiras importações de animais da Índia até o trabalho de melhoramento genético dos rebanhos no país, e a atuação da ABCZ em seus mais de 100 anos de existência. O Museu do Zebu, que está situado no Parque Fernando Costa em Uberaba (MG), estará aberto para visitações durante todo o período da ExpoZebu 2023.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *