Estudantes do Curso de Agrocomputação da Fazu desenvolvem sensor de umidade para controle de irrigação automatizada da horta

No curso de Agrocomputação da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), os alunos estão avançando na criação de um sensor de umidade que será utilizado no controle de irrigação automatizada na horta da faculdade. O projeto está sendo desenvolvido sob a orientação do professor Gill Mayeron.

O objetivo principal do projeto é aplicar conceitos de agricultura de precisão para otimizar o uso de água na Horta da Fazu. A automação da irrigação com base na umidade do solo permite um uso mais eficiente dos recursos hídricos, reduzindo o desperdício e melhorando o crescimento das plantas.

“Para alcançar esse objetivo, os estudantes estão utilizando placas Arduino, equipamentos eletrônicos e programação em linguagem C. Este projeto é uma oportunidade valiosa para os estudantes aplicarem os conhecimentos adquiridos no curso de Agrocomputação em um ambiente prático. Eles estão desenvolvendo habilidades essenciais para o setor agrícola, que está cada vez mais dependente da tecnologia para aumentar a eficiência e a sustentabilidade”, afirmou o professor Gill Mayeron.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *