Estudantes da Fazu aprofundam conhecimentos em reprodução bovina com aula prática de avaliação de sêmen

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) realizou nesta semana uma aula prática focada na análise de sêmen bovino pós-congelamento. Sob a orientação da professora Camila Raymundo e com a participação especial do professor e coordenador de Medicina Veterinária, Thiago Braga, a atividade envolveu acadêmicos matriculados na disciplina de biotécnicas da reprodução e manejo reprodutivo, diurno e noturno, do Curso de Zootecnia.

Este exercício prático ofereceu aos estudantes uma oportunidade valiosa para aplicar conhecimentos teóricos em um contexto real, permitindo-lhes observar e avaliar a qualidade do sêmen bovino após o processo de congelamento – uma técnica crucial na indústria de reprodução animal. “A experiência buscou equipar os alunos com habilidades essenciais para o diagnóstico e otimização da reprodução bovina, elementos fundamentais para o sucesso na gestão reprodutiva e melhoramento genético do rebanho”, destaca a professora Camila.

A aula prática representou uma ponte entre a teoria aprendida em sala de aula e a aplicação no campo, destacando a importância de técnicas avançadas de reprodução assistida. “É fundamental que nossos alunos compreendam e dominem as técnicas de avaliação de sêmen, pois isso tem implicações diretas na eficiência reprodutiva e no sucesso econômico das fazendas”, destacou o professor Thiago Braga.

Além de promover um entendimento aprofundado sobre os procedimentos de avaliação de sêmen, a aula também enfatizou a importância da precisão e cuidado no manejo reprodutivo, preparando os estudantes para enfrentar os desafios contemporâneos da agropecuária com competência e inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *