Em sua 6ª edição, Curso em Cultivo e Manutenção de Orquídeas reúne orquidófilos

Encantadora por sua beleza e cores, o cultivo de orquídea é uma atividade que ganha cada dia mais espaço na sociedade. A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) oferece ofertou no último sábado (18), no Orquidário da faculdade, a 6ª edição do Curso de Extensão em Cultivo e Manutenção de Orquídeas, sob a coordenação do professor MSc. Edson Komori.

“O primeiro passo para se criar orquídeas com sucesso é a identificação do gênero ou espécie e o conhecimento minucioso de seu habitat de origem, para, assim, conhecer suas necessidades naturais. O curso abordou aspectos botânicos, classificação e nomenclatura, instalações e equipamentos, cuidados básicos, comercialização, além da parte prática”, comenta o professor Komori.

No mundo há cerca de 50 mil espécies de orquídeas, 20 mil encontradas diretamente na natureza e outras 30 mil criadas em laboratório, a partir do cruzamento de espécies diferentes. O Brasil é um dos países mais ricos nesse tipo de planta. Além de servirem como flores ornamentais, algumas espécies de orquídea são usadas na indústria como tempero – o que acontece com algumas espécies do gênero Vanilla, de onde se extrai a baunilha -, essências de perfume e até como remédios naturais – um líquido produzido a partir do caule da Cyrtopodium, por exemplo, serve como cicatrizante natural.

Fotos: Josi Miguel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *