Turma de Zootecnia participa de visita técnica na Piscicultura Sobradinho

Acadêmicos do 9º período do curso de Zootecnia da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) participaram na última sexta-feira (17), de uma visita técnica na Piscicultura Sobradinho, em Buritizal (SP), propriedade do Sr. Jomar Delefrate. Com uma produção de mais de 35 milhões de lambaris por ano, sendo os maiores produtores e fornecedores de lambari do Brasil. Fomos recebidos pelo Thiago Ponce, filho do Sr. Jomar, que também é responsável pela piscicultura. A visita aconteceu sob orientação da professora Renata Barbieri Trevisan.

“O que nos chama atenção da piscicultura é a sua funcionalidade. Todo cadeia funciona muito bem, desde a reprodução, com preparação das matrizes e reprodutores de lambaris num processo chamado de hipofisação, que é feito na propriedade, até a engorda dos peixes. Além de contar também com um sistema de larvicultura intensiva indoor, de recirculação de água (RAS). Na propriedade também acompanhamos a preparação para transporte dos lambaris e o seu processamento, com maquinário próprio desenvolvido para descamação, evisceragem e limpeza dos lambaris. Este equipamento de processamento de lambaris foi o primeiro desenvolvido e em produção no Brasil”, comenta a professora Renata.

O principal foco da piscicultura é cultivar e fornecer lambaris como isca viva para a pesca esportiva. Thiago Ponce ressaltou que outra demanda forte do lambari será o uso de seus cardumes na pesca comercial de atuns no sul do Brasil. Fora o fornecimento de lambari gourmet, um excelente petisco bem nutritivo.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *